NOTÍCIAS

Cultura | 15.10.11 - 02h38

Prefeito prestigia Festa do Professor

Durante a festa, o gestor destacou o compromisso da gestão com o ensino da Rede Municipal e também anunciou ponto facultativo para os docentes na segunda-feira (17)

O prefeito João da Costa, acompanhado da primeira dama Marília Bezerra, prestigiou, na noite desta sexta-feira (14), a festa em homenagem ao Dia do Professor, realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, no Clube Português, com shows da Orquestra Super Oara e do cantor Adilson Ramos. Na ocasião, o prefeito anunciou ponto facultativo aos professores, na próxima segunda-feira (17), como reconhecimento ao trabalho dos educadores da rede municipal e foi bastante aplaudido.

João da Costa destacou o compromisso da gestão com a melhoria do ensino na cidade. “Quando escolhemos uma professora para assumir a Secretaria de Educação, fizemos isso por vocês; por acreditar que vocês têm um papel fundamental que é o de cuidar da educação das nossas crianças, e uma professora à frente da pasta, reforça a ‘voz’ de vocês junto à Prefeitura”, disse o anfitrião.

Os professores festejaram a data ao som de Adilson Ramos, que arrancou aplausos dos educadores cantando sucessos como “Olga”, “Sonhar Contigo” e “Leda”. Eles dançaram também com a Orquestra Super Oara, que encerrou a festa tocando clássicos da música nacional e internacional. Além das atrações musicais, os educadores também participaram de sorteio de televisores, condicionadores de ar, telefones celulares, entre outros.

Ao lado do prefeito, a secretária de Educação, Ivone Caetano, declarou que a festa é uma forma de proporcionar à categoria momentos de lazer, além de celebrar a data. “O educador se sente valorizado, lembrado no seu dia com uma festa dedicada só a ele e, já que a data comemorativa caiu num sábado, nada mais justo do que o prefeito ter tomado a decisão de dar ponto facultativo para os docentes na segunda”, disse a secretária.

A decisão do gestor foi recebida com uma grande salva de palmas. A educadora Regina Ana da Silva, da Escola Karla Patricia (RPA-6), aprovou a iniciativa. “A festa está maravilhosa. É um momento que temos de convivência para nos confraternizarmos. Fui para outras festas e adorei. Sempre irei para as festas realizadas para a minha categoria e vou aproveitar a segunda-feira para descansar e ter um dia dedicado só a mim”, comemorou.

Esta é a terceira festa em homenagem aos docentes realizada pela Prefeitura. O evento soma-se a uma série de ações da gestão municipal voltadas à valorização do professor. Várias iniciativas já foram realizadas para fortalecer o investimento na formação da categoria, como a criação do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, maior do gênero no Nordeste; a assinatura do Pacto pela Valorização da Educação com o Sindicato dos Professores; a distribuição de notebooks e modens com banda larga para todos os educadores da rede; o aumento em mais de 100% no bônus dos professores para a Bienal Internacional do Livro; entre outras ações.