NOTÍCIAS

Cultura | 15.10.13 - 06h54

Prefeito defende consciência sustentável em seminário

[caption id="attachment_39550" align="alignleft" width="680"] Além do prefeito Geraldo Julio, o evento contou com a participação da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Políticas públicas voltadas para o Meio Ambiente e contribuições dos cidadãos para o desenvolvimento sustentável foram os conceitos defendidos pelo prefeito Geraldo Julio na abertura da I Jornada de Sustentabilidade em construção: Discutindo a Cidade do Recife. O encontro, realizado pela Faculdade de Ciências da Administração  de Pernambuco (FCAP), teve início na noite dessa segunda-feira (14) e contou com a participação da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

“Precisamos ter um sentimento uniforme de todas as pessoas, segmentos e áreas da sociedade; para entendermos que o planeta está pedindo um basta, não dá mais! Nos centros urbanos, a qualidade de vida está comprometida. Precisamos nos dar conta dessa realidade. Nossa gestão está comprometida com a causa ambiental e nossas ações são fruto desse pensamento”, destacou Geraldo Julio.

O prefeito assinou, na manhã dessa segunda, um acordo com a UFPE para elaboração do projeto Parque Linear do Capibaribe, equipamento que vai reaproximar os recifenses do rio, integrando parques, praças e áreas de lazer de21 bairros da cidade. Através da iniciativa, um corredor de 30,64 quilômetros será implantado para ciclistas e pedestres nas margens do rio. “Precisamos de uma transformação não só de pensamento, mas de ação. Precisamos mudar a nossa consciência e, acima de tudo, os hábitos que praticamos no nosso cotidiano”, pontuou Geraldo.

Marina Silva trouxe em sua palestra uma reflexão sobre a sociedade de consumo, permeando atitudes do indivíduo que estão comprometidas por uma cultura de mercado e lucro. A ex-ministra aproveitou a ocasião para reforçar o sentimento de unidade citado por Geraldo Julio. “Temos que ser militantes, não só de uma bandeira. Temos que olhar para a necessidade comum e formar uma força de enfrentamento do tamanho do nosso problema, que é grande. O meio ambiente precisa desta luta!”, declarou.

Também compuseram a mesa na abertura da jornada o professor Arandi Campelo, diretor da FCAP, o secretário  de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, e o Coordenador-Geral de Estudos Ambientais e da Amazônia, Clóvis  Cavalcanti. O evento seguirá com palestras até a próxima quarta-feira.

ASSUNTOS: