NOTÍCIAS

| 15.10.14 - 14h53

Juntos Pela Educação promove palestras para pais de alunos da Zona Sul do Recife

[caption id="attachment_49319" align="alignleft" width="680"] Mais de cem pessoas participaram das discussões sobre a importância da família na vida escolar dos alunos. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]


Cerca de 120 pais de alunos que estudam em escolas municipais da Zona Sul do Recife assistiram a palestras sobre a "Importância da família na vida escolar dos alunos", na noite desta terça-feira (14). A ação foi promovida pelo Programa Juntos Pela Educação, da Prefeitura do Recife, nas Escolas Municipais Luiz Vaz de Camões, no Ipsep, e na Professor Florestan Fernandes, no Ibura de Baixo. O objetivo do ciclo de palestras é sensibilizar os pais a acompanhar a vida estudantil das crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, que muitas vezes vivem em áreas com elevados índices de violência. Nas ações, também são trabalhados temas ligados à cidadania, como bullying e respeito aos professores e colegas de classe.

De acordo com o secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, as unidades de ensino que receberam o ciclo de palestras já apresentam melhorias, e o engajamento nas atividades é cada vez maior. "Estamos na décima unidade contemplada pelas palestras e já percebemos um aumento na participação, com os pais interagindo mais com a gestão. A efetiva participação dos pais colabora para que consigamos fazer a ação ultrapassar os muros das escolas, estimulando a mudança nos hábitos familiares e melhorando a dinâmica escolar".

O coordenador do Programa Juntos Pela Educação, Fábio Silva, comemorou a grande participação dos pais no evento. "É muito importante ter essa quantidade de pais aqui, numa noite de terça-feira. Nossa intenção é aproximar professores, alunos e familiares. Estamos dando continuidade aos ciclos de palestra para debater temas relevantes, como por exemplo a importância da comunidade cuidar mais do seu bairro e relacionamento entre pais e filhos. A ação proporciona uma ganho enorme para a sociedade", avalia o coordenador.

Ulisses César, pai do estudante Ulisses César Júnior, do 6º ano da Escola Professor Florestan Fernandes, ratificou a necessidade da família na vida do estudante. "É preciso que os pais se envolvam mais na educação dos filhos. Toda semana venho três vezes aqui na escola para saber das notas, tarefas e do comportamento dele. Acredito que esse acompanhamento é essencial para o futuro de Júnior, pois a pessoa sem estudo não é nada".

Um dos empresários parceiros do Programa Juntos pela Educação, o advogado Ivo do Amaral Júnior elogiou a ação da Prefeitura do Recife e salientou a necessidade de envolvimento da sociedade civil nas questões da cidade. "A iniciativa do prefeito é muito louvável, pois permite que a sociedade possa colaborar com sugestões de melhorias na educação dos estudantes do Recife. Também acreditamos que a participação do empresariado tem que ser constante nas ações da cidade. Junto com os pais e professores vamos conquistar uma melhoria na qualidade do ambiente escolar".

PROGRAMA – Criado em agosto de 2013 para integrar comunidades, estudantes, profissionais da educação, voluntários e empresários locais, o Juntos pela Educação envolveu mais de 16 mil participantes no primeiro ano, em 16 unidades de ensino com turmas do 6º a 9º ano. Em 2014, outras 16 instituições serão contempladas. A iniciativa apoia-se em quatro eixos: valorização e apropriação das escolas pelas famílias dos estudantes e comunidades em que estão inseridas; engajamento de empresários e voluntários; apoio às famílias e motivação de alunos, professores e gestores da rede municipal de ensino.

O Juntos pela Educação é uma ação da Prefeitura do Recife desenvolvida pela Secretaria de Educação e parceiros como a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). As secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também colaboram, além da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR).