NOTÍCIAS

Cultura | 15.10.14 - 10h44

Oficina de robótica e visita ao Jardim Botânico marcam 2º dia da Semana de Ciência e Tecnologia do Recife

Iniciada nessa segunda, a programação será interrompida nesta quarta por causa do Dia dos Professores, sendo retomada na quinta e sexta-feira. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Visita ao Jardim Botânico, passeio de catamarã, oficinas de robótica e produção de animação em stop motion marcaram o segundo dia de programação da 9° Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, promovida pela Prefeitura do Recife. As atividades, que começaram nessa segunda-feira (13), serão interrompidas nesta quarta (15) por causa do Dia dos Professores, sendo retomadas na quinta (16) e sexta (17). Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Lazer, a Semana de Ciência e Tecnologia 2014 traz como tema "Recife: cidade educadora, tecnológica e do futuro".

Nesta terça-feira (14), o Jardim Botânico do Recife, no Curado, foi o local escolhido para uma manhã de formação que aliou meio ambiente à tecnologia. Quarenta alunos da Escola Municipal Dom Bosco, localizada em Jardim São Paulo, participaram de trilhas ecológicas, palestras e ainda jogaram games educativos sobre sustentabilidade. Conduzidos por profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), além de dois professores de geografia da própria Dom Bosco, os estudantes do 6°, 7° e 8° ano conheceram duas trilhas ecológicas do Jardim Botânico, perpassando o Orquidário e o lago artificial. O grupo também assistiu a uma palestra sobre Jogos Digitais conduzida por Daniel Nippo, da SEMAS. A atividade terminou com uma verdadeira competição com o jogo educativo Mangue e Tal desenvolvido pela Nexo Interactive e utilizado pela Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo do game, que também foi usado na Campus Party, é ensinar sobre a coleta seletiva e a proteção do verde urbano.

Um dos responsáveis pelos alunos, Antônio Cruz é professor de geografia há 27 anos na Escola Dom Bosco e fez questão de elogiar a iniciativa da PCR com a programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2014. "Com todo esse tempo de atuação como professor, nunca vi nenhum prefeito garantir um momento de formação tão intenso e completo como esse. Estou orgulhoso de viver esse momento com os meus alunos", comemorou o docente.

Para garantir o passeio, um ônibus disponibilizado pela Secretaria de Educação do Recife reuniu os estudantes às 7h. Um dia que rendeu grandes resultados para os participantes. Aluna do 8° ano da Dom Bosco, Shelda Amanda, 13 anos, revelou que já sabe a profissão que quer seguir. "Quero fazer Ciências Biológicas. Fiquei encantada com isso aqui. Só conhecia o Jardim Botânico de passagem, enquanto me transportava de ônibus para a escola", disse. Já Leandro Correia, 15, seguirá pelo setor tecnológico. "Vou fazer Jogos Digitais", concluiu.

ROBÓTICA

Enquanto os estudantes da Escola Municipal Dom Bosco visitavam o Jardim Botânico, os alunos da Escola Municipal Professor José da Costa Porto, localizada na Ilha Joana, participaram de uma oficina de robótica no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Soledade. Os 20 alunos, divididos em cinco equipes, tiveram 30 minutos para montar os robôs de peças LEGO para uma competição. O estudantes programaram os robôs para percorrerem um circuito e depois foram submetidos a uma prova escrita com questões de matemática, lógica e robótica.

Maria da Conceição Gomes, aluna do 6º ano, acha complicado fazer a montagem, mas gosta do desafio. "Às vezes as peças ficam desordenadas, mas conseguimos programar no computador para que fiquem de maneira correta. Precisamos sempre prestar atenção na distância e na largura do percurso para que o robô obedeça aos nossos comandos”, explicou a estudante. À tarde foi a vez dos alunos da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, localizada nos Torrões, participarem da oficina de robótica.

STOP MOTION

Também nesta terça, 50 alunos do 8º ano da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, localizada na Ilha do Leite, participam da oficina de Stop Motion, que é uma técnica de produção de vídeos animados a partir de uma sequência de fotografias. Eles estão aprendendo a fazer animação através do software Plopp, que foi instalado nos tablets desde que a Prefeitura do Recife cedeu os equipamentos aos estudantes do 6º ao 9º ano. Ao fim das aulas, cada estudante exibe o próprio vídeo que produziu para os colegas.

BARCO ESCOLA

Uma das programações da Semana de Ciência e Tecnologia do Recife que é aberta ao público é o passeio de catamarã pelos pontos turísticos do Centro do Recife. Na manhã desta terça, 22 pessoas foram contempladas com a atividade realizada no barco escola da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, que durante a semana é usado como sala de aula para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Seguindo pelos rios da capital pernambucana, a embarcação saiu do Marco Zero e passou pela Torre de Cristal e o Parque das Esculturas, de Francisco Brennand, além de cruzar algumas pontes da cidade, como a Buarque de Macedo, a Princesa Isabel, a Ponte de Ferro e a do Limoeiro. O grupo também conheceu e tirou foto de alguns prédios históricos que existem no Centro do Recife, como a residência onde Joaquim Nabuco morou.