NOTÍCIAS

| 15.10.14 - 14h17

Secretaria de Saúde do Recife promove ações para os idosos nesta quinta-feira (16)

Atividades acontecem em todos os distritos sanitários, em alusão ao Dia do Idoso. (Foto: Lu Streithorst/PCR)

Ainda dentro da programação do Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Política de Saúde da Pessoa Idosa promove, nesta quinta-feira (16), uma série de atividades de prevenção à saúde, em todos os distritos sanitários da cidade. Vacinação, orientação sobre saúde bucal, aferição da pressão arterial, teste de glicose, estão entre os serviços que serão oferecidos às pessoas acima dos 60 anos. As atividades terão a parceria do Programa Academia da Cidade (PAC), Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (Napi) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf),

No Distrito Sanitário I, as atividades vão acontecer no Parque 13 de maio, das 8h às 11h. Profissionais de Educação Física vão fazer alongamento, exercícios, caminhada e avaliação com os participantes. Um grupo de 30 adolescentes vai fazer uma apresentação teatral sobre saúde do idoso. Haverá ainda uma oficina de prevenção a quedas e acidentes, além de palestras que vão abordar a importância de uma alimentação saudável. Profissionais do Programa de Saúde Bucal e do Programa Nacional de Imunização vão dar orientações sobre os cuidados com a boca e vacinação, respectivamente.

A programação do Distrito Sanitário II vai ter concentração na Unidade Guilherme Abath, na Encruzilhada, e no Polo da Academia da Cidade do bairro, de onde os idosos sairão em caminhada para a Praça do Hipódromo, local do evento – das 6h às 10h. Lá, acontecerá um aulão com os profissionais de Educação Física, além de palestras sobre prevenção de quedas e acidentes e atividades do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (Tai Chi Chuan e Yoga).

O Sítio da Trindade vai receber as atividades dos Distritos III e VII, das 8h às 12h. Além das palestras e orientações dos profissionais do Nasf e de Saúde Bucal, os usuários vão passar por uma triagem, com aferição de pressão e teste de glicose. Haverá ainda palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de preservativos masculinos e femininos.

O diferencial no Distrito Sanitário IV será uma palestra sobre saúde da mulher idosa, que vai abordar o envelhecimento da mulher. Outros serviços também estarão disponíveis aos usuários, no Canal do Cavouco, das 6h às 10h, entre eles aferição de pressão e medição de glicemia, orientações de saúde bucal, vacinação e automassagem, este último com profissionais do Napi.

A programação do Distrito Sanitário V será no Canal da Praça de Jardim São Paulo, entre 6h e 10h. No primeiro horário, será feito o acolhimento aos idosos. As atividades terão continuidade com uma aula, ministrado por profissionais do PAC, rodas de conversas, com orientações sobre saúde bucal e saúde do idoso, avaliação nutricional e medição de Índice de Massa Corporal (IMC).

A ação do Distrito Sanitário VI vai acontecer no Polo Brasília Teimosa, da Academia da Cidade, às 16h30. No Distrito VIII será na Academia da Cidade da Praça da UR-1, no Ibura, a partir das 7h30. Nos dois locais, vai haver prática de atividades físicas, debate sobre direito dos idosos e oficinas de habilidades cognitivas (memória, atenção e concentração) e de alimentação saudável.