NOTÍCIAS

| 15.12.14 - 16h35

Saúde Bucal do Recife é preparada para atender pacientes com anemia falciforme

Cerca de 50 profissionais, entre gestores, coordenadores e dentistas de Saúde Bucal, além de residentes do Programa de Residência em Odontologia em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Recife, discutiram na manhã desta segunda-feira (15), no auditório Capiba, da Prefeitura do Recife, o tema Atendimento Odontológico às pessoas portadoras de anemia falciforme. Uma palestra foi ministrada pela professora da UFPE e cirurgiã-dentista do Centro de Hemoterapia de Pernambuco – Hemope, Kátia Marques.

A gerente geral de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Recife, Zelma Pessoa, ressaltou que a proposta da discussão é preparar e estruturar uma rede de acolhimento e assistência na Atenção Básica, sempre trabalhando junto ao Hemope, para buscar estratégias de prevenção e promoção da saúde que evitem a evolução do quadro clínico do paciente falciforme. Outro ponto reforçado foi a construção e distribuição de um guia de informações sobre a doença, com métodos de prevenção e de tratamento, para os médicos da rede municipal em todas as Unidades de Saúde.

Zelma Pessoa reforçou a importância da atenção à população com doença falciforme em todos os âmbitos. “Por ser uma doença que atinge predominantemente negros, pardos e afrodescendentes, a Política de Atenção à Saúde da População Negra está ampliando a discussão na Rede do Recife, mas o objetivo é expandir o tema ainda mais para todas as áreas da saúde”, avaliou.

A doença falciforme é causada por uma mutação no gene beta da hemoglobina, e, entre os sintomas, estão crises de dores ósseas, dores no abdômen e infecções repetidas. O diagnóstico precoce no Programa de Triagem Neonatal, outra área que vem sendo preparada na identificação, tem um grande impacto na redução do índice de mortalidade da doença.

Há duas hematologistas de referência em doença falciforme na rede municipal, que atendem por demanda espontânea na Policlínica Lessa de Andrade e no Hospital Albert Sabin. Atualmente, há 296 pacientes diagnosticados com doença falciforme em Recife, cujo acompanhamento de todos eles é feito no Hemope.