Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 15.12.17 - 12h41

Programa Integra Recife inicia curso para mais 75 alunos em parceria com o Senai

img_alt

Em 2017, a parceria ofereceu 1.535 vagas para ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social (Foto: Cortesia)
 
 
Nesta quinta-feira (14), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Programa Integra Recife, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) deram início a mais seis turmas de cursos profissionalizantes para ex-usuários de drogas e pessoas com outras vulnerabilidades sociais. Ao todo, 75 vagas foram disponibilizadas para os cursos de Eletricista Industrial, Instalador e Reparador de Redes, cabos e equipamentos telefônicos e, também, de Assistente Administrativo. 
 
Patrícia Araújo, gerente de inserção social e produtiva da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, destacou a intenção de fazer com que os ex-usuários sejam inseridos na sociedade. "Nosso interesse é ser um instrumento que leve essas pessoas à integração social, o trabalho que fazemos é para que eles sejam reconhecidos como cidadãos. Ficamos felizes com esta parceria que faz com que a sociedade ganhe e se fortaleça na promoção da cidadania", explicou.
 
Quelma Gomes, secretária acadêmica da Escola Senai de Areias, destacou a importância da parceria. "Temos uma parceria com a Prefeitura do Recife que já mostrou o seu sucesso. A Prefeitura tem disponibilizado recursos e equipes para dar suporte a estes alunos, que terão acesso à educação de qualidade no Senai, eleita a instituição de formação profissional de maior qualidade do país", destacou.
 
Jean da Silva Santos, de 26 anos, fez uso de diversas drogas até ficar em situação de rua. Há seis meses, foi atendido por técnicos do Programa Acolhe Vida Recife, também ligado à SDSJPDDH. Na última segunda-feira (11), ele concluiu o seu programa terapêutico e, agora, iniciou o curso de eletricista industrial. "A minha situação já estava crítica, sou casado há 12 anos e tenho um filho, mas eu estava prestes a perder a minha família por causa do uso de drogas. Procurei ajuda e estou conseguindo me reerguer. O meu sonho agora é terminar o curso e ir para o mercado de emprego para ajudar a minha família e criar o meu filho", disse Jean.
 
O Programa Integra Recife é a parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas responsável pela inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas através da elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamentos para retirada de documentos básicos e para agência de emprego. 
 
BALANÇO 2017 - Além dos 75 alunos que iniciaram os cursos nesta quinta-feira (14), a parceria entre o Senai e Prefeitura do Recife ofereceu, também, neste ano, 460 vagas em cursos profissionalizantes e mais mil vagas no modo de Educação à Distância (EAD). O Programa Integra Recife fez, também, parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oferecendo 400 vagas ao público para cursos de empreendedorismo. No último dia 21, foi realizada, no Teatro Beberibe, a formatura de 198 alunos de cursos profissionalizantes com as turmas formadas por ex-usuários de drogas, deficientes físicos e pessoas com outras vulnerabilidades sociais. Entre os cursos oferecidos em 2017 estão Panificação, Operador de Computador, Eletricista Industrial, Instalador e Reparador de Redes, cabos e equipamentos telefônicos, Assistente Administrativo, Pedreiro de Alvenaria, Mantenedor de Sistemas Automatizados, Auxiliar de Recursos Humanos, Montador e Reparador de Microcomputadores e Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto.