Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 15.12.17 - 13h05

Secretaria de Educação promove socialização do Programa MenteInovadora

img_alt

Ao abrir os trabalhos, Rogério Morais disse que aquele evento era um momento de socialização muito importante para que a rede de ensino se fortaleça enquanto conjunto e reconheça as práticas exitosas que podem e devem ser replicadas (Foto: Divulgação)

 

Cerca de 100 professores, coordenadores pedagógicos e dirigentes de unidades de ensino infantil da rede municipal do Recife participaram na manhã desta quinta-feira (14), de um encontro de socialização de práticas pedagógicas do programa educacional MenteInovadora. O evento aconteceu na Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e contou com a participação do diretor-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação, Rogério Morais, além de Sandra Garcia, diretora de Soluções Pedagógicas da Mind Lab, empresa responsável pelo programa.

Ao abrir os trabalhos, Rogério Morais disse que aquele evento era um momento de socialização muito importante para que a rede de ensino se fortaleça enquanto conjunto e reconheça as práticas exitosas que podem e devem ser replicadas. “A educação infantil é uma grande prioridade da educação básica. Nesse sentido, o desenvolvimento de competências socioemocionais é fundamental para o crescimento infantil, condição para um posterior desenvolvimento nas próximas etapas escolares”, argumentou.

Presente em mais de 30 países, o MenteInovadora é direcionado à educação infantil e ao ensino fundamental e tem como principal metodologia o uso de jogos de raciocínio lógico como prática eficaz de ensino. “No nosso caso, o que está acontecendo hoje é a apresentação do uso dessa metodologia durante o ano letivo 2017 em onze unidades de ensino que atendem estudantes de quatro e cinco anos”, explicou a gestora da Divisão de Educação Infantil da Rede Municipal, Mônica Villar.

Além da exposição de 19 banners de práticas exitosas desenvolvidas nessas onze unidades, o encontro desta quinta-feira, também constou de uma palestra de Sandra Garcia e da apresentação de experiências em sala de aula desenvolvidas por professores da rede municipal. “Uma delas será escolhida para representar a Secretaria de Educação do Recife em um encontro nacional promovido pela Mind Lab no mês que vem, na cidade de São Paulo”, acrescentou Mônica Villar.

Uma das iniciativas mais criativas do uso de jogos de raciocínio em sala de aula foi apresentada pela coordenadora pedagógica da Escola Municipal Frei Tadeu Glaser (Santo Amaro), Ana Solange Tavares. Ela explicou que a professora Sheila Patrícia colocou os estudantes para representarem em tamanho natural os personagens do joguinho Rebanho. “Para atrair ainda mais a atenção das crianças, montamos a estratégia de colocá-las como peças do jogo, nos lugares dos pastores, ovelhas e até de um cãozinho de estimação”, explicou a própria Sheila.

Para Sandra Garcia, da Mind Lab, o encontro com os professores do Recife que utilizam o MenteInovadora na educação infantil foi muito positivo. “Nesses eventos nós estamos reconhecendo e premiando os educadores de cada estado e dos municípios que desenvolvem práticas significativas com o uso da nossa metodologia, pois a meta da Mind Lab é colaborar com o professor para que ele trabalhe cada vez mais engajado, motivado e apaixonado pela educação”, frisou.