Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 15.12.23 - 14h35

Prefeitura do Recife inicia requalificação de quiosques da orla de Brasília Teimosa

img_alt

Obras fazem parte da terceira etapa do Projeto Orla Parque. Além da reforma dos dez quiosques, as obras preveem a requalificação da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta sexta-feira (15), a terceira etapa do Projeto Orla Parque, com a requalificação dos dez quiosques situados na Avenida Brasília Formosa, no bairro de Brasília Teimosa, e a reforma da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas. O projeto, lançado pelo prefeito João Campos em setembro, tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão. Nesta fase, a gestão municipal está investindo R$ 2,4 milhões. 

"Os novos quiosques de Brasília Teimosa vão ser feitos no mesmo padrão dos que a gente viu na Orla de Boa Viagem. E ainda tem uma diferença: esses aqui são maiores, pois funcionam também com uma cozinha e uma espécie de bar. E faremos o tão esperado espaço para as Sereias Teimosas, um grupo de dança para idosas, que reinvindica esse espaço já há muito tempo. Três quiosques já estão em obra, e, até o final do mês, começaremos mais dois. No início do ano que vem, iniciaremos as entregas, fazendo com que a orla do recife se consolide como a melhor do Nordeste Brasileiro", destacou o prefeito João Campos.

As obras, coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife, serão divididas em duas etapas e devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2024. Os novos equipamentos terão a mesma especificação dos quiosques de Boa Viagem e Pina, entregues em março deste ano. 

Cada um terá tamanho padrão de 39,8m² de área coberta, sendo 16m² de área interna – maiores que as estruturas anteriores. A ideia do projeto foi realizar a transição entre o ambiente natural da praia e o construído – calçadão e avenida – mantendo aspectos de segurança, durabilidade, funcionalidade e acessibilidade. 

“Os quiosques terão as estruturas feitas através do sistema de lajes de concreto de alto desempenho, que garante a segurança e a durabilidade aos equipamentos e também facilita a manutenção. Outra mudança diz respeito à acessibilidade, uma vez que todos eles contarão com balcão acessível para atendimento de cadeirantes”, destaca Cinthia Mello, chefe do Gabinete de Projetos Especiais. 

Além disso, os equipamentos terão forte identidade recifense, com a preservação da herança arquitetônica, da memória urbana e da cultura popular da cidade. A exemplo do painel de azulejaria de tradição portuguesa, largamente utilizado na arquitetura moderna brasileira e pernambucana, que foi incorporado ao projeto com um redesenho das antigas velas e ondas das calçadas da Avenida Boa Viagem, se transformando num momento de resgate da memória urbana do Recife.

Nesta etapa, também será requalificada a sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, fundada em 2009 por cirandeiras, moradoras do bairro. O local tem como objetivo resgatar e fortalecer a identidade cultural local, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento do turismo na localidade.

PROJETO ORLA PARQUE - O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão, transformando-a num grande parque linear. O projeto prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.

A primeira etapa do Projeto Orla Parque foi concluída em março deste ano, quando foram entregues os últimos dos 60 quiosques de Boa Viagem completamente reformados. Já a segunda etapa está em andamento e prevê a reforma dos dez sanitários já existentes e construção de outros 11, duplicando a quantidade de equipamentos disponíveis para uso da população ao longo de toda a extensão da orla. Dois banheiros já foram entregues em outubro.