NOTÍCIAS

Cultura | 16.01.14 - 18h28

PCR inicia reordenamento do comércio na orla de Boa Viagem

O projeto será iniciado sábado (18), em uma área onde ficam 30% dos barraqueiros que têm permissão para trabalhar na faixa de areia

Após seis meses de reuniões com a Associação dos Barraqueiros de Boa Viagem e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU-PE), a Prefeitura do Recife dá início, no próximo sábado (18), ao projeto de reordenamento do comércio informal na orla. A ação, que será realizada pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), começa em caráter experimental na área da Praia de Boa Viagem entre as Ruas Henrique Capitulino e Padre Carapuceiro.

Nesse trecho, onde ficam 192 dos 622 comerciantes estacionários que possuem permissão para comercializar na faixa de areia, serão fiscalizadas novas regras: máximo de 120 cadeiras por barraqueiro em uma área de 12 metros de testada e proibição de instalação de toldos, de som amplificado, garrafas de vidro e manipulação de alimentos. Também será obrigatório deixar uma área de trânsito em frente às cadeiras na preamar.

O objetivo é que, até o fim do ano, o projeto, que prevê ainda a padronização de cadeiras e guarda-sóis através de parceria com a iniciativa privada, esteja completamente implantado do Pina até o limite com Jaboatão dos Guararapes.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, que acertou os últimos detalhes da ação em reunião na tarde desta quinta-feira (16) com o superintendente de Patrimônio da União em Pernambuco, Paulo Ferrari, afirma que as pessoas que não quiserem utilizar os serviços dos comerciantes estacionários, terão áreas específicas, onde os barraqueiros não poderão se instalar.

"A cada grupo de barraqueiros, deixaremos uma grande área para as pessoas que quiserem levar sua cadeira e seu guarda-sol. Vamos garantir que esse espaço não seja invadido por comerciantes. Tudo foi discutido com a Associação dos Barraqueiros de Boa Viagem e com o SPU-PE", destacou o secretário João Braga.

Para facilitar a implantação do projeto, a Prefeitura do Recife dividiu a orla de Boa Viagem em dez setores, que vão de A a J. Esse primeiro momento da ação de reordenamento será nos setores C e D, área onde se concentram 30% de todos os comerciantes estacionários da Praia de Boa Viagem. A discussão sobre o reordenamento da faixa de areia começou no início do segundo semestre de 2013. O começo da ação está dentro do cronograma, que era janeiro de 2014.