Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 16.01.24 - 16h11

Lirismo dos tradicionais Acertos de Marcha de Blocos de Pau e Corda toma conta do Pátio de São Pedro a partir desta quarta-feira (17)

img_alt

Serão cinco dias de programação, com 32 grupos desfilando suas tradições; evento, oferecido pela Prefeitura do Recife, é gratuito e aberto ao público. (Foto: Clélio Thomaz/PCR Imagem Arcevo)

 

O Pátio de São Pedro, a partir deste quarta-feira (17), iniciará o seu encontro habitual do lirismo com a folia, no extenso calendário de prévias carnavalescas oferecidas pela Prefeitura do Recife. Começando às 19h de amanhã, o primeiro de um total de 32 acertos de marcha de blocos de pau e corda desfilará pelo local até o próximo dia 02 de fevereiro. Serão cinco dias de programação evocando os carnavais saudosos e convocando os foliões ansiosos pela iminente festa.

Neste primeiro acerto de marcha, 17/01 a Orquestra do Maestro Macaíba dará o tom do encontro, que reunirá sete agremiações: o Bloco Carnavalesco o Bondinho, O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico, Bloco da Saudade, Bloco Flabelo do Amor, Bloco das Ilusões, Bloco Seresteiro de Salgadinho e Bloco das Flores.

Na próxima quinta, 18, desfilam seu lirismo no Pátio de São Pedro: Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda, Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, Bloco Lírico Flores do Paulista, Bloco Compositores e Foliões, Bloco Verde Linho, Bloco Carnavalesco Lírico Com Você no Coração e Bloco Lírico Sempre Feliz.

No dia 19, sexta, há o Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José, Bloco Lira da Noite, Bloco Edite no Cordão, Bloco Amante das Flores de Camaragibe, Bloco Flor do Tamarindo, Bloco Lira do Carpina e Bloco Lírico Utopia e Paixão 

No sábado, 20, tem o Bloco Lírico Flabelo Encantado, Bloco Boêmios da Boa Vista, Bloco Lírico Eu Quero Mais, Bloco Flores do Capibaribe, Bloco Lírico Damas e Valetes e Bloco Confete e Serpentina.

Encerrando o período, na sexta, 02 de fevereiro, há a Orquestra Evocações, Bloco Infantil Sonho e Fantasia, Bloco de Pau e Corda Flor da Lira do Recife, Bloco Flor do Eucalipto de Moreno, Bloco Folguedos de Surubim e Bloco Lírico Pierrot de São José.

Os blocos carnavalescos de pau e corda surgiram no Recife no início dos anos XX do século passado. Inspirados nos pastoris e nas folias de reis, os grupos têm como característica principal a sua orquestra de pau e corda (violão, banjo e cavaquinho) e o seu coral feminino. 

 

Confira o calendário completo dos acertos de marcha: 

 

17/01/24, Quarta-feira 

- Orquestra Maestro Macaíba 

- Bloco Carnavalesco o Bondinho 

- O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico 

- Bloco da Saudade 

- Bloco Flabelo do Amor 

- Bloco das Ilusões 

- Bloco Seresteiro de Salgadinho 

- Bloco das Flores

 

18/01/24, Quinta-feira 

- Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda 

- Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos 

- Bloco Lírico Flores do Paulista 

- Bloco Compositores e Foliões 

- Bloco Verde Linho 

- Bloco Carnavalesco Lírico Com Você no Coração 

- Bloco Lírico Sempre Feliz

 

19/01/24, Sexta-feira 

- Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José 

- Bloco Lira da Noite 

- Bloco Edite no Cordão 

- Bloco Amante das Flores de Camaragibe 

- Bloco Flor do Tamarindo 

- Bloco Lira do Carpina 

- Bloco Lírico Utopia e Paixão

 

20/01/24, Sábado 

- Bloco Lírico Flabelo Encantado 

- Bloco Boêmios da Boa Vista 

- Bloco Lírico Eu Quero Mais 

- Bloco Flores do Capibaribe 

- Bloco Lírico Damas e Valetes 

- Bloco Confete e Serpentina

 

02/02/24, Sexta-feira 

- Orquestra Evocações 

- Bloco Infantil Sonho e Fantasia 

- Bloco de Pau e Corda Flor da Lira do Recife 

- Bloco Flor do Eucalipto de Moreno 

- Bloco Folguedos de Surubim 

- Bloco Lírico Pierrot de São José

 

ASSUNTOS: