Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 16.02.17 - 16h04

CTTU elimina giros à esquerda na Avenida Norte neste sábado (18)

A intervenção vai ser realizada no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos. A medida faz parte de uma série de intervenções que estão sendo implantadas na Avenida Norte

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), vai implantar a segunda mudança de circulação na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, neste sábado (18). Dessa vez, serão proibidos os giros à esquerda no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos, no bairro de Casa Amarela. A medida beneficia, principalmente, o transporte público, que terá mais fluidez, e os pedestres, que irão ter mais segurança para atravessar na área, uma vez que três novos semáforos serão implantados. 

Com a mudança, aqueles que trafegam pela Avenida Norte, no sentido centro, e querem acessar a Avenida Professor José dos Anjos, em direção ao bairro do Arruda, não poderão mais dobrar à esquerda. Os condutores deverão entrar à direita na Rua Guimarães Peixoto, que passa a ter o sentido invertido, e dobrar à esquerda no novo trecho da Avenida Professor José dos Anjos. Depois, devem cruzar a Avenida Norte e seguir em frente para a Avenida Professor José dos Anjos, no sentido Arruda. 

Já os motoristas que seguem pela Avenida Professor José dos Anjos no sentido contrário e desejam ter aceso a Avenida Norte no sentido centro, deverão realizar o retorno e voltar para a Avenida Professor José dos Anjos, dessa vez no sentido Arruda. Depois, o condutor deverá pegar à direita na Rua Euclides Gomes de Freitas, para, então, acessar a Avenida Norte. É importante destacar que os caminhões com comprimento superior a dez metros não poderão realizar essa manobra. A solução é seguir em frente, acessar a Avenida Norte no sentido subúrbio. 

A ação é a segunda de uma série de intervenções previstas para a Avenida Norte. Em julho de 2016 a ação foi iniciada, quando houve a eliminação dos giros à esquerda no cruzamento com a Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro. A terceira e última mudança deve acontecer ainda neste semestre, com mudanças de circulação no entorno da Praça Castro Alves, na Encruzilhada .

A circulação dos pedestres também foi priorizada na ação, com a implantação de três novos semáforos. Dois deles estarão localizados próximo ao cruzamento da Avenida Norte com a Rua São Vicente e vão permitir a passagem dos pedestres de um lado a outro da Avenida Norte bem como o acesso para o pontilhão da Avenida Professor José dos Anjos. O terceiro equipamento será implantado na Avenida Professor José dos Anjos e vai permitir a travessia de um lado a outro da avenida. 

De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, as intervenções que estão sendo implantadas na Avenida Norte são interligadas e visam melhorar a fluidez do corredor a partir da eliminação dos giros à esquerda. "Ao término de todas as mudanças, haverá a eliminação dos principais giros à esquerda existentes na Avenida Norte, proporcionando um ganho de fluidez que vai repercutir positivamente na circulação dos veículos, sobretudo do transporte público. Além disso, vamos garantir mais segurança viária para os pedestres, que poderão contar com novas travessias semaforizadas ao longo da avenida", afirma Braga

Para regulamentar as mudanças de circulação, a CTTU vai implantar, até o final do processo, cerca de 50 placas de sinalização vertical, além de toda sinalização horizontal, o que inclui a implantação de cinco novas faixas de pedestres e a requalificação de outras nove já existentes no local. Os condutores deverão ficar atentos à sinalização que indica a nova circulação. Equipes de orientadores estarão dispostas na área a partir da quinta-feira (16), dois dias antes da intervenção entrar em vigor, alertando os motoristas sobre as mudanças e distribuindo panfletos informativos. Já a partir do sábado (18), além da equipe de orientadores, um efetivo de cerca de 10 agentes de trânsito estará disposto em pontos estratégicos da área beneficiada, realizando os trabalhos de orientação e fiscalização.

CONFIRA O MAPA