img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Finanças | 16.02.17 - 12h32

Secretário de Finanças do Recife participa de Ciclo de Palestras do Controle Interno

Ricardo Dantas falou de sua experiência à frente da Controladoria Geral do Estado, de suas impressões acerca dos desafios do Controle Interno e do trabalho desenvolvido pela controladoria do município

 

O secretário de Finanças da Prefeitura do Recife, Ricardo Dantas, proferiu palestra na última terça-feira(14) para uma plateia formada, em sua maioria, por profissionais da área de controle interno, no I Ciclo de Palestras do Controle Interno, realizado no Auditório Ribeira do Centro de Convenções de Pernambuco. Ele foi indicado pela Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco, organizadora do evento, para falar de sua experiência do período em que esteve à frente da Controladoria Geral do Estado e de suas impressões acerca dos desafios do Controle Interno.

Dantas abriu a palestra destacando a construção do Controle Interno em Pernambuco e de  sua experiência na implantação da Secretaria Especial da Controladoria Geral do Estado, em 2007. "Tenho a honra de fazer parte da história dos 10 anos da Controladoria Geral do Estado, quando em 2007, na primeira gestão do ex-governador Eduardo Campos, estive à frente da pasta", ressaltou.  A Secretaria Especial da Controladoria Geral do Estado foi criada com a finalidade de gerir o controle interno estadual, voltado também para as demandas da sociedade, cada dia mais consciente com relação às políticas públicas eficientes, de sua participação para uma gestão eficaz e do combate à corrupção.

Ainda à frente da pasta, em 2007, a CGE desenvolveu o Portal da Transparência, ferramenta que passou a permitir o acompanhamento da aplicação dos recursos do Estado e de suas ações desenvolvidas. "O cidadão, a  partir de então, passou a encontrar informações detalhadas sobre a execução orçamentária de todos os órgãos do Governo de Pernambuco. O Portal acabou servindo de modelo para outros estados brasileiros", explicou o secretário. O Portal foi tão eficiente que, em 2010, foi eleito o segundo melhor do Brasil entre os Estados, de acordo com o Índice de Transparência da Associação Contas Abertas.

Sobre a importância do controle interno, o secretário Ricardo Dantas citou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Controladoria Geral do Município(CGM), cujo objetivo é aumentar o rigor no controle interno, na prevenção e combate à corrupção, no incremento da transparência da gestão e na racionalidade dos gastos públicos. "A CGM  começou a adotar amplas medidas de racionalização e eficientização dos gastos na gestão do município e vem elevando as avaliações do Recife no quesito transparência, através do Portal da Transparência do Recife", destacou.  Por fim Dantas, agradeceu o convite e desejou sucesso no desempenho das funções no controle interno no Estado de Pernambuco.