Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.03.17 - 20h00

Memórias afetivas na pauta da semana dedicada a Chico Science

img_alt

Numa conversa conduzida por Jamelão, irmão do artista, amigos, vizinhos, parceiros e fãs se emocionaram com as histórias domésticas do músico que projetou os sons do mangue para o mundo (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A tarde de hoje foi de muita saudade, lembranças e emoções no Memorial Chico Science. Numa conversa aberta ao público, o irmão mais velho do músico, Jamesson França, mais conhecido como Jamelão, lembrou de muitas histórias e curiosidades sobre o caçula da família, para uma atenta e chorosa plateia, formada por familiares, vizinhos, parceiros de banda e fãs de Chico.
 
A conversa emocionada integrou a programação preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, para celebrar a memória do eterno mangueboy, que teria completado 51 anos no último dia 13.
 
Além de compartilhar memórias de infância, Jamelão fez questão de contar o momento de criação e história de cada canção de Chico, surpreendendo e emocionando os fãs. Outro momento marcante da conversa foi quando os participantes cantaram as músicas de grande sucesso do mangueboy. “Chiquinho era à frente do seu tempo. E momentos como este não deixam a memória dele morrer, além de matar minha saudade”, enfatizou Jamelão.
 
“Chico sempre foi um contador de histórias. Passávamos os dias tomando banho nos rios, mangue. Mostrar o outro lado do artista para os fãs é muito emocionante”, acrescentou o comerciante e amigo de infância do cantor Rogério Ferreira, 59 anos, que fez questão de prestigiar o evento.
 
O músico argentino Pablo Lerner, 44 anos, que veio ao Recife pela primeira vez, ficou surpreso ao conhecer o Memorial Chico Science e deparar-se com a programação. “Eu sou fã dele, mas não tinha ideia que existia um espaço tão bonito. Fui surpreendido com essas histórias da vida de Chico, numa tarde de tanta cultura”, comentou o turista.
 
A programação da semana dedicada a Chico Science encerra amanhã, com a palestra de Gilmar Bola 8, seu primeiro parceiro musical, a partir das 15h.