Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 16.03.18 - 14h59

Rede municipal do Recife inicia inscrições para #OndaTec 2018

img_alt

Projeto que inclui aulões aos sábados, ensino a distância e monitoria aumentou em 202% a aprovação de estudantes da rede em vestibulares técnicos em 2017 (Foto: Divulgação)

 

Já estão abertas as inscrições para o projeto #OndaTec 2018, que visa estimular o ingresso de estudantes da rede municipal em unidades em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Institutos Federais (IFs), SESI e SENAI. O projeto consiste em aulões de reforço em português e matemática aos sábados, além de ensino a distância e monitoria e os alunos do nono ano do ensino fundamental poderão fazer suas inscrições no balcão das escolas onde estão matriculados até o próximo dia 20 de março (terça-feira).

No total, a rede conta com 2.291 estudantes de nono ano em 36 escolas que ministram aulas para Anos Finais. Para se inscrever, o estudante tem que comparecer à Secretaria da escola acompanhado de seus responsáveis devidamente municiados de RG e CPF, onde vão assinar a autorização de matrícula do estudante no Projeto. Caso o estudante possua RG e CPF também é necessário apresentar no ato da matrícula.

As aulas acontecem aos sábados ao longo do ano letivo e se estendem até às vésperas dos vestibulares técnicos. Além dos aulões, os estudantes dispõem de conteúdo especializado e simuladões na Unidade Virtual de Cursos a Distância da Secretaria de Educação do Recife (Unirec). As aulas acontecem em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) distribuídas em seis polos da cidade, onde 40 professores irão ministrar as aulas, que irão começar no dia 14 de abril. Para facilitar a locomoção, os gestores das unidades também orientam os estudantes que ainda não possuem Passe Livre, benefício estendido a todos os 12 mil estudantes de anos finais que franqueia o uso de 70 passagens por mês.

Primeira edição registrou aumento de 202% - Um total de 312 aprovações em seleções para cursos técnicos. Este é o número final dos aprovados nos vestibulares para as unidades do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Escolas Técnicas Estaduais (ETE’s) em 2018. O número representa um aumento de 202% em relação ao ano anterior, quando a rede registrou 103 alunos bem sucedidos nos exames.

O resultado é efeito do #Ondatec, projeto de aulões de português e matemática aos sábados oferecidos desde maio de 2017. No último ano, a rede de ensino contava com 2.200 estudantes matriculados nos nonos anos e 58,5% deles (1.288) estiveram engajados no programa. As aulas foram ministradas em seis polos de Escolas Técnicas Estaduais do Recife: Almirante Soares Dutra (Santo Amaro); Miguel Batista (Macaxeira); ETEPAM (Espinheiro); Cícero Dias (Boa Viagem); Professor Lucilo Ávila (Caxangá)  e José Davi Gil Rodrigues (Jordão).

Alguns Personagens

Alegria é o sinônimo que acompanha o sorriso no rosto do trio de amigos Sam Ferreira (15), Giovanna Saraiva (16) e Davi Garcia (15). Estudantes da Escola Municipal Antônio Heráclio, em Água Fria, resolveram encarar juntos o desafio de frequentarem a maratona de aulas semanais e viram seus esforços recompensados: Sam, que também passou em Comunicação Visual na rede estadual, ingressou no curso de Segurança do Trabalho do IFPE. Giovanna, por sua vez, começou a cursar Logística na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM) e Davi é o mais novo estudante de Meio ambiente da ETE Soares Dutra, em Santo Amaro.

 No caso de Daniel Paulino (15), ex-estudante da Escola Municipal Otávio Meira Lins, no Vasco da Gama, o curso de Design de Interiores na ETE Miguel Batista é apenas o começo de uma longa jornada. “Sempre gostei de desenhar e quero cursar arquitetura no futuro”, almeja o jovem. Depoimento similar é o de José Gabriel Siqueira de Mendonça, 14 anos. Aprovado no curso de Desenvolvimento de Sistemas, também na ETE Miguel Batista, o aluno, já tem os planos para o futuro profissional traçados. "Quero trabalhar no Google. Vou estudar os três anos na ETE, passar no Enem e depois faço o estágio para o Google", explicou o jovem, comemorando a aprovação.