NOTÍCIAS

| 16.04.11 - 15h56

João da Costa prestigia café da manhã com moradores do Mangueira da Torre

A ocasião foi idealizada pelos moradores do habitacional, cuja 1ª etapa foi entregue no ultimo domingo (10), beneficiando 35 famílias
 
Por Kellen Lima
 
Sol, céu azul e ambiente descontraído. Foi assim o início da manhã dos moradores do Conjunto Habitacional Mangueira da Torre, neste sábado (16), que contaram com a presença do prefeito do Recife, João da Costa, para o café da manhã. A ocasião foi idealizada por aquela comunidade, como forma de agradecimento pela entrega da 1ª etapa do residencial, no último domingo (10), que beneficiou – inicialmente - 35 famílias. O encontro aconteceu no pátio externo dos edifícios, localizados no bairro da Torre, zona oeste da Cidade.
 
O habitacional, que está inserido em um projeto de urbanização, é a prova, segundo o gestor, de que é possível urbanizar a comunidade sem necessariamente deslocar as pessoas para outro local. “É muito bom poder estar aqui, passar por vocês e ver esses sorrisos, essa felicidade, assim como é bom saber que vocês foram beneficiados pela conquista da moradia digna. A Prefeitura procurou responder ao anseio desta comunidade corajosa e mobilizada, em uma iniciativa que demonstra o nosso compromisso com a parte mais necessitada da população”, disse o gestor aos moradores da localidade.
 
A matriarca da comunidade, dona Antônia Martins, 92 anos, fez questão de comparecer. “Está bom demais. Estou arrumando tudo bem direitinho, como eu sempre quis”, disse. Já Maria Ivete de Souza da Hora, 41 anos, uma das moradoras do conjunto, também não escondeu seu contentamento. “Eu estou satisfeitíssima, não tinha casa própria, morava no meio da lama, dos ratos e baratas. Agora tenho o que é meu, um lar para mim, minha filha e meu marido. O apartamento é lindo, estou me sentindo digna. Agora que saí daquela imundície, acho que até a saúde vou recuperar. O que mais quero hoje é dar um abraço no prefeito, mostrar a ele a minha gratidão”, afirmou. 
 
Após parabenizar, em especial, a equipe da Autarquia de Saneamento do Recife (Sanear) pela dedicação, esforço e compromisso para a concretização do projeto, o prefeito desejou um futuro próspero. “Sejam felizes nessa nova moradia e façam dela instrumento de luta para outras conquistas da comunidade”, finalizou Costa.
 
Mangueira da Torre - As unidades habitacionais foram ocupadas por famílias retiradas de áreas insalubres da própria comunidade, onde a Prefeitura do Recife, por intermédio da Autarquia Sanear, está desenvolvendo um grande projeto de urbanização e saneamento integrado, beneficiando 1.256 moradores, contando com um investimento total de R$ 5.24.684,18. Os 32 apartamentos e as três casas que compõem a 1ª etapa residencial  possuem 40 metros quadrados de área construída, distribuídos entre dois quartos, sala, cozinha, banheiro, terraço e área de serviço.
 
Também estiveram presentes ao evento o chefe do gabinete do gestor, Félix Valente; os secretários Ceça Britto (Imprensa) e Erick Carrazzone (Comunicação Social); o presidente da Autarquia Sanear e sua diretora executiva, Clodoaldo Torres e Cida Pedrosa; o coordenador geral do Orçamento Participativo(OP), Augusto Miranda; bem como assessores da secretaria de Educação, coordenadores do OP e equipe da Sanear.