NOTÍCIAS

Cultura | 16.04.12 - 19h20

Secretária executiva de Desenvolvimento Econômico recebe comitiva da Prefeitura de Campo Grande/MT

[caption id="attachment_16641" align="alignleft" width="334" caption="Objetivo do encontro foi apresentar  resultados da pesquisa sobre as cadeias produtivas na cidade. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

Durante o encontro foram apresentados os dados da pesquisa sobre as cadeias produtivas com potencial de inovação no Recife

Durante a tarde desta segunda-feira (16), representantes da Unidade Especial de Criação e Inovação da Prefeitura de Campo Grande (MT) e um grupo de empresários e empreendedores de tecnologia sul matogrossense foram recebidos no Gabinete da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (SCTDE), localizado no quinto andar da sede da Prefeitura do Recife. O intuito do encontro foi apresentar os resultados da pesquisa sobre as cadeias produtivas com potencial de desenvolvimento na cidade, e também apresentar as ações que já foram postas em prática seguindo as sugestões oriundas do estudo.

A secretária executiva da pasta, Anita Dubeux, iniciou o encontro apresentando a área de atuação da secretaria e descrevendo o trabalho desenvolvido na cidade. O diretor do Núcleo de Inovação da SCTDE, Silvio Batusanschi, foi o responsável por apresentar os resultados da pesquisa Dinâmica da economia e da inovação e perspectivas de desenvolvimento econômico do município do Recife e suas principais cadeias produtivas, realizada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos.

“O estudo foi divido em duas etapas; na primeira, foi feita uma análise da dinâmica da economia do Recife e das perspectivas de desenvolvimento futuro no novo ciclo de crescimento da economia pernambucana, concluindo com a identificação das principais cadeias produtivas com potencial no Município. Na segunda etapa foi feita uma analise focada em três das principais cadeias produtivas: indústria criativa, indústria eletroeletrônica e indústria fármaco-química e farmacêutica”, explicou o diretor.

Silvio explicou que nesta segunda etapa, foram identificadas para cada cadeia produtiva as oportunidades de negócios no Recife e recomendações de iniciativas e ações para o desenvolvimento dos negócios nas referidas cadeias produtivas. Dentre as recomendações estiveram a ampliação territorial do Porto Digital para o bairro de Santo Amaro e a inclusão da Economia Criativa na Lei de benefícios fiscais do município.

Durante o encontro, foram anunciadas as novas cadeias produtivas a serem estudadas. “os arranjos de petróleo, gás e off shore naval, logística e complexo de saúde serão os próximos a serem analisados. O resultado preliminar será divulgado em maio e, em junho, está previsão a conclusão da pesquisa”, acrescentou o Diretor de Inovação. Cada participante recebeu um exemplar da publicação "Inovações tecnológicas em cadeias produtivas selecionadas: oportunidades de negócios para o município do Recife" que contém a pesquisa, e uma cópia da Lei 17.762 que trata da expansão do benefício fiscal.

A comitiva de Campo Grande está no município para conhecer os projetos desenvolvidos no Porto Digital, parque tecnológico da Informação e Comunicação e Economia Criativa. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Campo Grande com o Sebrae de Mato Grosso do Sul e tem como missão promover o empreendedorismo e a adoção de experiências inovadoras na criação e gestão das empresas, favorecendo o surgimento de novos negócios com maior grau de competitividade.

Dentre os integrantes da comitiva estiveram a presidenta do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edna Antonelli; Representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Eliane Arruda; Diretor de Tecnologia da Optimale Engenharia e soluções tecnológicas, Peter Cheung; e o representante da Cabral Gomes Advogados, Carlos Henrique Santana.