NOTÍCIAS

Cultura | 16.04.14 - 12h12

PCR amplia ações preventivas para o inverno

Lonas plásticas, aplicação de geomanta, remoção de entulhos e capinação são algumas das medidas que visam à redução dos impactos da chuva

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), está ampliando as ações preventivas para o inverno em comparação ao que foi executado no ano passado e em 2012. De janeiro até a metade de abril deste ano, já foram realizadas 19.521 vistorias técnicas, o que representa uma ampliação de 46% em relação ao que foi feito no ano passado e 1.122% a mais que em 2012.

A quantidade de pontos de risco cobertos com lonas plásticas com o objetivo de minimizar os impactos da chuva e reduzir as ocorrências durante o inverno mais que dobrou em relação a 2013: já são 4.447 pontos protegidos, contra 1.940 no ano passado. Em 2012, o número registrado de janeiro à metade de abril foi de 869.

As palestras educativas em escolas municipais também foram ampliadas em 9% em comparação a 2013; e em 29% em relação a 2012. O objetivo dessas ações é transmitir, de forma lúdica, orientações sobre práticas seguras nas áreas de risco para estudantes dos 4º e 5º anos.

De acordo com o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Adalberto Freitas, as equipes estão ampliadas e as atividades preventivas começaram mais cedo neste ano e estão sendo intensificadas dentro da Operação Inverno 2014. “Estamos atuando diariamente de forma descentralizada para atender de forma mais eficaz à população, buscando minimizar as vulnerabilidades e ampliar a percepção de risco nas comunidades”, explicou.

MUTIRÕES – Aos sábados, a Sedec começou a realizar o Mutirão de Proteção e Defesa Civil, que já passou por localidades de risco situadas nos bairros de Alto José Bonifácio, Dois Unidos, Guabiraba, Cohab e Jordão. As operações reúnem serviços de colocação de lonas plásticas, remoção de entulhos, cortes de árvore, ações informativas, capinação, demolições de imóveis e roçagem.

GEOMANTA – A geomanta impermeabilizante de PVC foi aplicada em dois pontos: Vila dos Milagres, no Ibura; e Alto do Maracanã, em Dois Unidos. Na próxima semana, a nova tecnologia chegará a pontos de risco no Alto da Telha, Córrego da Areia, Córrego Manoel Carroceiro, Lagoa Encantada e Alto do Maracanã. A previsão é que sejam aplicados 3 mil metros quadrados de geomanta semanalmente. Com durabilidade de cinco anos, o material é revestido com uma camada de proteção mecânica de cimento e vem sendo utilizado na proteção de taludes de canais de irrigação na Bahia.

LIMPEZA – Até o final de maio, a PCR irá concluir a limpeza dos 95 canais da cidade, totalizando um investimento de R$ 6,5 milhões. Até o momento, já foram concluídos serviços de dragagem e retirada de entulhos em 25 canais. Outros oito estão em andamento. A Emlurb está executando as ações com apoio de caminhões caçamba, escavadeiras, retroescavadeiras e caminhões para retirada de materiais. Ao todo, cerca de 200 profissionais estão atuando nos serviços.

Números contabilizados de janeiro até a metade de abril: 

 

2012

2013

2014

Vistorias

1.597

13.368

19.521

Pontos de lonas

869

1.940

4.447

Palestras educativas

44

52

57