Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 16.04.16 - 13h26

Dois Unidos recebe mutirão de serviços integrados da Prefeitura do Recife

img_alt

Ações de saúde, educação, cidadania, limpeza e manutenção urbana promovidas por vários órgãos e secretarias municipais foi realizada mais uma vez, na Zona Norte da cidade (Luciano Ferreira/PCR)

 

Dando continuidade aos mutirões integrados que ocorrem nos finais de semana em bairros da cidade, a Prefeitura do Recife montou um grande esquema de serviços e ações no bairro de Dois Unidos. Vários moradores da localidade aproveitaram a manhã deste sábado (16) para receberem de serviços de saúde, educação, cidadania, além das intervenções de limpeza e manutenção urbana que ocorreram nas ruas. Diversas secretarias e órgãos da gestão participaram do mutirão, que ocorreu na Escola Estadual Professor José dos Anjos. Todos os secretários das pastas envolvidas no mutirão estiveram presentes no mutirão.

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) participou do mutirão de serviços integrados da Prefeitura do Recife executando ações na área de limpeza urbana; educação ambiental; pavimentação e drenagem; iluminação pública e requalificação de escadarias. Diversos trabalhos foram iniciados ao longo da semana, a exemplo da limpeza do Canal Riacho dos Macacos; recuperação em paralelepípedo da Rua João Cavalcante Petribu e serviços de tapa-buraco na Rua Alto do Agrave. Estão em andamento, ainda, serviços de implantação e manutenção do sistema de iluminação pública em oito pontos do bairro: Campo da União, Quadra de Esportes José Marinho Falcão, Campo do Palmeiras, Rua Várzea Nova, Rua Arquelau Silveira, Rua Aluizio Pinto, Rua Pelópidas Passamâni e Rua da Mata.

“A Prefeitura firmou este compromisso de estar presente nas comunidades realizando este tipo de ação. Estamos realizando a obra de revitalização da quadra, que é uma demanda antiga da comunidade”, disse Roberto Gusmão, presidente da Emlurb. A recuperação da Quadra de Esportes José Marinho Falcão, localizada na Avenida Hidelbrando Vasconcelos, ao lado da Escola Professor José dos Anjos, contará com a instalação de um alambrado e a requalificação do piso. O investimento é de aproximadamente R$ 130 mil.

A Emlurb também está realizando melhorias em duas escadarias da área. O equipamento localizado na Rua Maria Estevão, recuperado pelo município em novembro do ano passado, receberá a implantação de corrimão. O órgão irá recuperar, ainda, a escadaria da 2ª Travessa Expedicionário Jesuíno Ventura, que também receberá corrimão. Com o objetivo de melhorar o escoamento das águas da chuva, a Emlurb ainda executou a limpeza das galerias da Avenida Hildebrando Vasconcelos e da Rua João Cavalcante Petribu e entorno. Além dessas ações, serão realizadas a terraplenagem das ruas 17 de junho e Compositor Raul Valença. O aporte nos serviços de drenagem, pavimentação, escadaria e iluminação soma R$ 232 mil.

A limpeza urbana na área também recebeu reforços. Ao todo, 164 profissionais fizeram a limpeza na comunidade neste sábado, realizando, varrição, capinação, coleta manual e mecanizada e remoção de resíduos volumosos. Para o serviço, a Emlurb disponibilizou uma pá carregadeira, um triturador e dez caçambas basculantes. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 33 toneladas. As atividades de educação ambiental desenvolvidas pela Assessoria SócioAmbiental da Emlurb começaram durante esta semana com o início da oficina Reaproveitar com Arte. A ação abordou a política dos 3 R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar) com donas de casa, refletindo sobre sua relação com a natureza, seus hábitos e seu comportamento em relação ao consumo, ao uso e ao descarte de diferentes materiais.

Também foi feita uma exposição de artesanato com peças feitas durante a oficina a partir de materiais recicláveis e as participantes receberam o certificado de participação. O mutirão conta, ainda, com serviços na arborização da área. Neste sábado, uma equipe de poda estará em Dois Unidos realizando ações de manutenção.

Uma equipe da Sala do Empreendedor, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo, esteve presente no mutirão prestando esclarecimentos para quem deseja abrir o próprio negócio e também para quem já possui micro ou pequenas empresas. A Secretaria da Mulher realizou a divulgação dos serviços de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. As secretarias de Governo e Participação Social, Mobilidade e Controle Urbano, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Infraestrutura e Serviços Urbanos, entre outras também desenvolveram ações durante o mutirão. Os moradores do local ainda puderam tirar segunda via de documentos.

“Nem todo mundo tem tempo de ir na Prefeitura ou em outros órgãos direto e aqui está bem perto de casa. Aqui a gente pôde fazer tudo de uma vez e resolver os problemas” contou a dona de casa Keity Daiane, 23 anos, moradora do Alto da Esperança, em Dois Unidos. Ela aproveitou o mutirão para tirar uma nova via da carteira de identidade e do registro de nascimento, além de acompanhar palestras da área de saúde e informativos sobre a prevenção de doenças.

Já a Secretaria de Saúde realizou o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, que segue até o domingo (17). A ação conta com 12 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) e 24 soldados das Forças Armadas por dia. Profissionais da Emlurb também acompanharam as equipes de saúde recolhendo entulhos do bairro. Eles realizaram visitas em domicílios das seguintes ruas: Rua Dorândia, Av. Hildebrando de Vasconcelos, Rua Teodoro Sativa (subida da minerva), Rua José Menezes de lira filho, Rua Bela vista, Rua Francisco de Paula Santos, Av. chagas ferreira, Rua Nelson Rodrigues, Rua do curió e Rua Tancredo Neves.

“São vários serviços sendo oferecidos pela Prefeitura. Na Saúde, a gente realizou atendimentos com o mamógrafo móvel, para fazer o preventivo nas mulheres, orientações sobre saúde bucal, HIV/Aids, aferição da pressão arterial, entre outras coisas. E o principal foram as orientações sobre o combate ao mosquito. Hoje choveu e a gente sabe que depois da chuva, com o sol, pode haver as condições ideais para a proliferação do mosquito. A gente precisa cuidar também disso”, explicou o secretário de Saúde, Jailson Correia.