Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 16.04.20 - 19h40

PCR antecipa homologação de concurso para agilizar contratação de profissionais de saúde

img_alt

Previsto para 21 de maio, resultado final do concurso da Secretaria de Saúde do Recife saiu mais de um mês antes para acelerar contratação de reforços para enfrentamento à pandemia (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para agilizar a contratação efetiva de profissionais de saúde e reforçar a rede municipal no enfrentamento à pandemia de covid-19, a Prefeitura do Recife antecipou em mais de um mês a homologação do concurso público para cargos de níveis médio, técnico e superior da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. Previsto para o dia 21 de maio, o resultado final, com a lista dos aprovados, foi publicado no Diário Oficial Municipal (DOM) da última terça-feira (14) e está disponível no site do Instituto AOCP, responsável pelo certame. A antecipação é mais uma medida do Plano Municipal de Contingência Covid-19.

Cerca de 80 mil pessoas se inscreveram no concurso, que tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Para a maioria dos cargos, o processo seletivo acontece em duas etapas, com provas objetivas e de títulos. Por conta da situação de calamidade pública causada pela pandemia da covid-19, o resultado foi divulgado em caráter provisório para os cargos que exigem prova de títulos. Quem for convocado só terá que apresentar a documentação que comprova os títulos na data definida pelo município, podendo perder a pontuação dos títulos, posteriormente, se não comprová-los. Depois, haverá a reclassificação e nova homologação.

Já para alguns cargos de níveis médio e técnico, que não exigem titulação, a seleção foi realizada através de etapa única e o resultado divulgado já é definitivo. No caso dos aprovados para o cargo de Agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asace), também é exigida a realização de um curso introdutório que começou na última terça-feira (14). Por isso, a homologação do resultado final para este cargo deve ser divulgada no próximo dia 29.

O concurso ofertou 695 vagas para médicos de diversas especialidades, enfermeiro e técnico de enfermagem, cirurgião dentista, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, profissional de educação física, auxiliar e técnico de saúde bucal, farmacêutico, fonoaudiólogo, biólogo, químico, sanitarista, Asace, entre outros.

MAIS REFORÇOS  Na última terça-feira (14), a Secretaria de Saúde do Recife também anunciou um edital de credenciamento que prevê a contratação de 40 médicos para assistência aos pacientes infectados pelo novo coronavírus. O contrato temporário é voltado a médicos clínicos, intensivistas e intensivistas pediátricos, em regimes diarista e plantonista, e será de até seis meses, podendo ser renovado por igual período, de acordo com a duração da situação de calamidade pública causada pela pandemia da covid-19. Além disso, a Prefeitura do Recife está contratando outros mais de 600 profissionais para enfrentamento à pandemia.