NOTÍCIAS

Cultura | 16.05.11 - 18h50

PCR coloca em operação nova linha de transporte complementar

Moradores dos altos Jardim Progresso e Doutor Caeté agora contam com um serviço gratuito para o deslocamento entre as comunidades

Por Tiago André Santos

Mais duas comunidades do Recife passaram a contar com uma nova linha do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros – STCP. Entrou em operação nesta segunda-feira (16), a rota que atenderá os moradores do Alto Jardim Progresso e do Alto Doutor Caeté, localizados na região Noroeste da Cidade. A linha de número 102 é do tipo alimentadora, ou seja, vai transportar gratuitamente a população que mora em áreas de difícil acesso até os terminais ou pontos de ônibus próximos.

O serviço, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), será operado com três veículos que farão, nos dias úteis, um total de 93 viagens. A primeira viagem será às 5h15 e a última às 23h. Entre os novos usuários da linha está a dona de casa Leda Maria de Souza, de 57 anos e que vive na comunidade há mais de 40 anos. Para ela, o transporte gratuito irá facilitar muito o seu deslocamento na área. “Antes tinha que fazer esse percurso à pé e agora será muito mais tranquilo”, atesta a cidadã. Quem também utilizou o serviço já nesse primeiro dia de funcionamento foi o aposentado José Amaro de Melo, de 71 anos. “Será muito mais seguro sair de um ponto para o outro dentro de um veículo, além de oferecer mais conforto aos moradores, principalmente para as mulheres grávidas e com crianças”, informou.

O transporte percorrerá diariamente um trajeto de 4,3 km (ida e volta). No horário de pico, o intervalo entre os veículos será de até 10 minutos, já nos demais períodos do dia, o tempo de espera será de até 20 minutos. No sábado, o serviço será feito por dois veículos e domingo será atendido por um. Nestes dias, o intervalo máximo será de 30 minutos. Segundo a diretora de Transporte da CTTU, Bárbara Estolano, a receptividade foi muito boa nesse primeiro dia. “Algumas pessoas da comunidade nos ligaram já parabenizando pelo início do trabalho. Houve inclusive um café da manhã para celebrar o começo da operação da linha”, informou Bárbara, destacando que a colocação do transporte na área foi uma demanda solicitada pelos próprios moradores.

O trajeto da nova linha atenderá as ruas Carlos Maringhella; Luiza Costa Melo; Alto Jardim Progresso; Copa 70; Sobral Pinto; Alto Doutor Caeté; Damolândia. A rua Carlos Meringhella será o terminal e ponto de retorno, de onde os usuários poderão pegar os ônibus da linha Alto do Burity/Macaxeira.

Com o acréscimo, o STCP/Recife agora dispõe de 17 linhas alimentadoras. Além delas, o sistema oferta sete linhas interbairros, que fazem o deslocamento de pessoas entre os subúrbios da Cidade, sem passar pelo centro do Recife e pelos corredores de ônibus. Nesse caso, o valor da passagem é o mesmo do anel “A” da rede de ônibus, que atualmente é R$ 2,00.