NOTÍCIAS

| 16.05.12 - 19h18

Dia do Espelho chama atenção para o combate à hanseníase em Jardim São Paulo

Evento irá alertar e prevenir a população contra a doença

Por Adalberto Júnior

A Secretaria municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira (17) uma ação de combate à hanseníase. Intitulado Dia do Espelho, o evento acontecerá na Unidade de Saúde da Família Guarulhos (Avenida São Paulo, 605, Jardim São Paulo), das 8h às 11h30.

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde da localidade estarão à disposição daqueles que desejarem fazer o exame. A ação tem o intuito de alertar a população sobre a importância do uso do instrumento do espelho para a detecção da doença.

“É importante que se descubra o quanto antes a hanseníase para que o tratamento seja mais bem aplicado. Muita gente tem a doença e não sabe. A ação tem o objetivo também de descobrir novos casos”, informou o coordenador de educação popular em Saúde, Robson Cruz.

Cerca de 40 pessoas são esperadas para o atendimento. Ainda de acordo com Cruz, as pessoas que tiverem o resultado positivo serão encaminhadas para tratamento na própria unidade de saúde. “O exame é realizado com ajuda de um espelho para que assim o paciente tenha noção de como diagnosticar a doença e também ensinar aos familiares e conhecidos”, disse.

De acordo com a coordenação de Hanseníase do Recife já foram constatadas este ano cerca de 200 casos da doença na cidade.