NOTÍCIAS

| 16.05.12 - 12h11

Recife ganha Centro Cultural da Caixa

[caption id="attachment_18562" align="alignleft" width="334" caption="Centro Cultural da Caixa foi inaugurado nesta terça-feira. Foto: Fernando Silva"][/caption]

Inauguração contou com a presença do prefeito João da Costa
 
A música, as artes visuais e o teatro terão mais um espaço no Bairro do Recife. Na noite de terça-feira (15), o bairro histórico da capital pernambucana teve um antigo edifício reaberto, inaugurando o Centro Cultural da Caixa. O imóvel, localizado no Marco Zero, que sediou o Banco de Londres na década de 20 e a Bolsa de Valores de Pernambuco e da Paraíba em 1976, agora é um espaço dedicado à difusão da arte e da cultura. A solenidade de inauguração contou com a participação do prefeito do Recife, João da Costa; do governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos e do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, que descerraram a placa inaugural.
 
O Centro Cultural da Caixa foi inaugurado com a exposição o trabalho do renomado artista plástico Siron Franco, de Goiás. O espaço é formado por teatro, duas galerias para exposições, sala multimídia e duas salas para realização de seminários, ensaios e apresentações. “Hoje é um dia muito feliz para a cidade do Recife, estamos ganhando um presente. O Centro Cultural da Caixa vem para o Bairro do Recife, que é berço da cultura, traz a memória histórica, econômica e afetiva da cidade, e se transforma num ‘cluster’ de cultura e entretenimento”, afirmou o prefeito, que em seguida enumerou outros espaços culturais já existentes no bairro, como o Instituto Santander, o Centro dos Correios e ainda futuros equipamentos como o Paço do Frevo (iniciativa da Prefeitura do Recife em parceria com a Fundação Roberto Marinho) e os armazéns do Porto que estão sendo reformados pelo Governo do Estado para se transformarem em Centro de Artesanato e no espaço do Cais ao Sertão.
 
O governador Eduardo Campos também reforçou a importância do investimento da Caixa Econômica Federal na cultura. “Este equipamento vem para ajudar ainda mais o desenvolvimento da economia criativa do Estado”, destacou. Por fim, o presidente da Caixa, Jorge Hereda ressaltou o perfil da instituição. “A Caixa é mais que um banco. A Caixa sabe ser um banco público eficiente, passando por todas as crises econômicas do País e nunca recuou. São 151 anos de história”. Ereda ainda destacou a importância da ex-presidente da Caixa, a pernambucana Maria Fernanda Coelho, que iniciou o projeto do centro cultural no Recife, escolhendo inclusive o edifício onde seria instalado.
 
A solenidade teve como mestre de cerimônia a jornalista Meiry Lanunce e foi iniciada com uma pequena apresentação do grupo de câmara da Orquestra Cidadã Meninos do Coque, resultado de um projeto social. Os jovens e talentosos músicos interpretaram músicas de Frank Sinatra e Carlos Gardel, entre outras, sendo um exemplo vivo da força da arte na transformação de vidas.
 
A cerimônia de inauguração foi prestigiada pela primeira dama do Recife, Marília Bezerra, e diversos secretários e gestores de órgãos municipais: a secretaria de Cultura, Simone Figueiredo; o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, André Brasileiro; a secretaria de Planejamento, Evelyne Labanca; a secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria de Biase; a secretaria executiva da Copa Ana Claudia Mota; a presidente da URB Débora Mendes, e o coordenador do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler.