NOTÍCIAS

Educação | 16.05.15 - 15h23

Prefeito prestigia o projeto Juntos pela Escola neste sábado (16)

img_alt

A ação chegou nos bairros de Água Fria e Iputinga, com atividades de lazer e serviços nas Escolas Municipais do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

A manhã deste sábado (16) foi de muita diversão e prestação de serviços nas escolas municipais Antônio Heráclito do Rego, em Água Fria, e João XXIII, na Iputinga. As duas instituições receberam mais uma edição do projeto Juntos pela Escola, que tem como objetivo integrar comunidade, estudantes, profissionais de educação, voluntários e empresários locais. O prefeito Geraldo Julio foi conferir de perto a ação no bairro da Iputinga, prestigiou apresentação musical, fez contação de histórias e ainda provou do brigadeiro feito pelas crianças da escola João XXIII.

 

"As escolas foram reformadas, a merenda está muito melhor, os profissionais estão sendo qualificados, tudo isso para proporcionar um futuro melhor para as nossas crianças".

"Essa é uma oportunidade de integrar, aproximar pais, mães, funcionários, comunidade, voluntários, todo mundo unido pra que nós possamos desenvolver um ambiente mais propício para a educação. As escolas foram reformadas, a merenda está muito melhor, os profissionais estão sendo qualificados, tudo isso para proporcionar um futuro melhor para as nossas crianças", afirmou o prefeito Geraldo Julio, que sentou junto com os alunos na oficina de contação de histórias e também foi presenteado com pinturas feitas pelos alunos da oficina de artes.

O Juntos pela Escola apoia-se em quatro eixos: valorização e apropriação das escolas pelas famílias dos estudantes e comunidades em que estão inseridas; engajamento de empresários e voluntários; apoio às famílias e motivação de alunos, professores e gestores da rede municipal. O projeto da Prefeitura do Recife é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Faculdade de Odontologia do Recife, entre outros. Tudo é realizado com o apoio de voluntários das comunidades e estabelecimentos locais.



Na escola João XXIII, o gestor municipal também conferiu uma apresentação musical, uma demonstração de caratê, escutou a explicação do projeto de robótica dos alunos e provou dos doces que os jovens fizeram na oficina de brigadeiro. "Fico muito feliz de encontrar o prefeito aqui, vendo de perto o que fazemos, participando com a gente", declarou a manicure Elizabeth Ramos, que além de mãe de aluno, também foi voluntária no projeto.

Durante toda a manhã,  as escolas receberam apresentações culturais, contação de histórias, brinquedos infláveis, exibição de filmes infantis e oficinas de fotografia, empreendedorismo e de beleza para alunos, pais, professores  e demais moradores dos bairros. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife realizou cadastro no programa Bolsa Família, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde fez atendimento odontológico e distribuição de kits de saúde bucal.

Outros serviços também foram disponibilizados para a comunidade, como aferição de pressão arterial e glicemia, mamografia, vacinação contra gripe e HPV, além da entrega de folders educativos sobre dengue, tuberculose e hanseníase. Já a Celpe, uma das empresas parceiras do projeto, promoveu palestras sobre eficiência energética e fará doação de lâmpadas para os moradores.

"Hoje é um dia de festa e também de prestação de serviço à comunidade. A escola abre as portas para receber quem quer trocar saberes, contribuir de alguma forma para o incentivo do conhecimento, da alegria desses pequenos cidadãos. Mais de 150 crianças passaram por aqui e aprenderam novas coisas, se divertiram. Este é um projeto que realmente une toda a comunidade para um dia de aprendizado conjunto", declarou a diretora da escola municipal João XXIII, Rosângela Neves, sobre o projeto Juntos pela Escola, que  voltará a acontecer mensalmente em duas das 36 escolas que oferecem turmas de anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)