NOTÍCIAS

Cultura | 16.06.11 - 08h40

João da Costa discursa e é aplaudido durante entrega de prêmio na Alemanha

O prefeito João da Costa discursou, agora há pouco, na cerimônia do prêmio Reinhard Mohn 2011,concedido pela Fundação Bertelsmann ao Orçamento Participativo do Recife. O evento acontece na cidade de Gutersloh, na Alemanha. Acompanhado da delegada do Orçamento Participativo da Criança, Keila Pessoa, 13 anos, o chefe do executivo municipal foi aplaudido por quase um minuto pela plateia. A cerimônia acontece no Centro de Convenções do município e está sendo acompanhado por 50 jornalistas de várias TVs da Europa que transmitem ao vivo a premiação. Este será o último compromisso de trabalho do prefeito na Europa. Na sexta-feira (17), João da Costa retorna ao Recife.

Antes de João da Costa quem fez seu discurso foi a premier alemã, Ângela Merkel que disse estar muito feliz e agradecida por entregar o prêmio ao OP do Recife que, segundo ela, é um exemplo de democracia participativa. Disse, ainda, que a Alemanha vai aprimorar a participação popular no governo e já faz isso pela internet, recebendo e-mails e utilizando algumas sugestões para tomadas de decisões governamentais. Merkel falou também da importância da internet e da responsabilidade de blogs para dialogar com a população e transmitir rapidamente informações.

Também acompanham o prefeito João da Costa na cerimônia a primeira-dama, Marília Bezerra, os vereadores Jurandir Liberal (presidente da Câmara Municipal do Recife) e Augusto Carreras, a secretária Especial de Relações com a Imprensa, Ceça Britto, e o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, Roberto Trevas.

O Recife concorreu na categoria experiências inovadoras em áreas temáticas e ficou à frente de cidades da Argentina, Estados Unidos, Austrália e Canadá. Mais de 14 mil alemães participaram da votação para eleger o vencedor do prêmio, sendo 21,69 % dos votos dedicados ao Recife. No Brasil, apenas a capital pernambucana e Belo Horizonte concorreram na categoria.

Na escolha dos projetos, os alemães levaram em consideração os seguintes critérios: a efetividade e a capacidade das experiências no fortalecimento das estruturas e instituições democráticas; a capacidade de estabelecer estratégias inovadoras para a resolução de problemas; o nível e escala de mobilização e representação da sociedade civil; a integração de grupos sub-representados e socialmente excluídos; a sustentabilidade e o impacto da experiência; seu caráter pioneiro e sua replicabilidade em outros contextos de participação da sociedade.

O OP Recife estava entre os 20 finalistas do Reinhard Mohn 2011, indicado pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG), da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP).

VITALIZING DEMOCRACY - É um programa da Fundação Bertelsmann Stiftung, criado em 1977, com o objetivo de apoiar projetos que apresentem soluções para os problemas sociais. O Prêmio Reinhard Mohn visa reunir exemplos de práticas internacionais que possam servir de inspiração para futuros projetos da Fundação. Por isso, é fundamental que os projetos e ações selecionados possam ser adaptados ao contexto alemão.