NOTÍCIAS

Cultura | 16.06.14 - 16h08

Nova turma toma posse do Conselho do Idoso

[caption id="attachment_46915" align="alignleft" width="680"] O conselho é composto por 12 representantes da sociedade civil e 12 governamental, além dos 24 suplentes. (Foto: Irandi Souza/ PCR)[/caption]

Tomou posse na manhã desta segunda-feira (16), a nova turma que integra o Conselho do Idoso, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife. O próximo biênio, 2014 a 2016, terá 24 conselheiros, dos quais 12 representantes da sociedade civil e 12 governamentais, além dos 24 suplentes. De acordo com a representante da coordenação colegiada, Ana Elizabete Monteiro, o grupo é responsável pela articulação política, cobrando, sugerindo e fiscalizando as políticas públicas voltadas para o segmento. "O papel do conselho é de extrema importância, pois representamos os idosos do Recife", afirma.

Atualmente, 170 grupos de convivência de idosos de todo o município são cadastrados na Prefeitura do Recife, mas ainda há muito mais. A estimativa é de que existam 133 mil pessoas idosas na capital pernambucana, terceira do país com o maior número de idosos, ficando somente atrás do Rio de Janeiro e Porto Alegre. Para a conselheira eleita, Ana Maria Melo, a nova gestão pretende dar continuidade ao que vinha sendo feito de forma atuante e mais voltada para as condições, principalmente, dos idosos em situação de rua e dos apenados, que cumprem pena em regime fechado.

A secretária Ana Rita Suassuna e a executiva de Direitos Humanos, Elizabete Godinho, participaram da cerimônia de posse que foi realizada no gabinete da SDSDH. A primeira reunião dos conselheiros eleitos ainda não tem data marcada.