NOTÍCIAS

Cultura | 16.06.14 - 09h26

Secretaria de Educação divulga lista dos classificados na seleção para alfabetizadores voluntários

Foram selecionados 97 alfabetizadores de turmas e 30 alfabetizadores-coordenadores. Será necessário abrir uma 2ª chamada para preencher o quantitativo de alfabetizadores pendente. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)



A Secretaria de Educação do Recife divulga, nesta sexta-feira (13), a lista dos classificados na seleção para alfabetizadores voluntários do Programa Lição de Vida/Brasil Alfabetizado. Foram selecionados 97 alfabetizadores de turmas e 30 alfabetizadores-coordenadores. O programa faz parte de uma parceria da Secretaria de Educação do Recife com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de garantir o acesso à primeira etapa da alfabetização para jovens, adultos e idosos não escolarizados recifenses, que tenham 15 anos ou mais.

O processo seletivo incluiu análise curricular e realização de prova com questões dissertativas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos. O número de alfabetizadores classificados ficou abaixo das 150 vagas disponíveis, pois nem todos os participantes do processo seletivo atingiram a nota mínima necessária, e outros não tinham no currículo a experiência exigida. Por causa disso, será necessário abrir uma segunda chamada para selecionar o quantitativo de alfabetizadores pendente. Os detalhes serão divulgados na próxima semana. Já as 30 vagas para coordenadores foram devidamente preenchidas. No total, 76 pessoas se inscreveram para a função de coordenador e 177 para a de alfabetizador de turma, mas 33 desses últimos não compareceram à prova.

No ato de inscrição, os participantes apresentaram o currículo. No próximo dia 30, às 18h30, os classificados precisarão comprovar as experiências numa reunião a ser realizada no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena - mesmo local onde foram realizadas as provas. É necessário levar cópias dos comprovantes de escolaridade e de experiência profissional. Para mais esclarecimentos, os participantes do processo seletivo podem ligar para o 3355-5961, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O resultado não está sendo divulgado por telefone.

Os professores voluntários terão direito a um bolsa para ajuda de custo que varia de R$ 400 a R$ 800. Os selecionados atuarão de agosto de 2014 até março de 2015, com carga horária de 10 horas-aula semanais, de segunda a sexta-feira.

Para a função de alfabetizador de turmas é necessário ter finalizado o Ensino Médio ou ser, preferencialmente, professor da rede pública. Já para as vagas de alfabetizador-coordenador é preciso ter formação superior em qualquer curso de graduação com comprovação de experiência em educação, sobretudo de jovens e adultos, ou ser, preferencialmente, professor da rede pública, com nível superior em Educação (já concluído ou em curso).

PROGRAMA – As aulas do Lição de Vida acontecem em escolas municipais, igrejas, associações comunitárias e outros espaços cedidos por parceiros da Secretaria de Educação. Os estudantes têm duas horas diárias de aula, de segunda a sexta-feira, ao longo de oito meses.

Em 2013, 73 educadores e 17 coordenadores levaram o programa a 80 turmas espalhadas pelos bairros do Recife. O Lição de Vida proporciona uma primeira etapa da alfabetização. Depois os estudantes são matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para seguir com os estudos equivalentes ao ensino fundamental. O programa é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem como missão combater o analfabetismo.