Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 16.06.17 - 17h30

Prefeitura do Recife lança concurso para professores da rede

Professor Autor é inédito e prevê R$ 80 mil de premiação para melhores materiais didáticos autorais

 

Na próxima segunda-feira (19), a Prefeitura do Recife irá lançar o concurso Professor Autor na Academia Pernambucana de Letras, às 19h. O evento, inédito na rede municipal, é direcionado aos quatro mil docentes ligados à Secretaria de Educação e irá premiar os melhores materiais de apoio multimídia produzidos para o ensino fundamental. O certame contará com incentivos de R$ 80 mil para premiar os 80 melhores trabalhos e o material será disponibilizado em banco de dados virtual para acesso de mestres e alunos.

O concurso é destinado a professores efetivos do quadro que estejam em regência ou em exercício de outras atividades pedagógicas bem como temporários em regência durante o prazo de duração do certame. Cada candidato poderá se inscrever em até 10 dos 80 tópicos disponíveis e o trabalho deve ter formato de exibição de apresentações gráficas com, no máximo, 5.000 caracteres, 40 slides e tamanho total de até 10MB (Megabytes). Todas as informações, bem como a ficha de inscrição, estarão disponíveis no site a partir de 20 de junho.

A medida visa incentivar o aperfeiçoamento profissional dos docentes através do estímulo à produção própria e contemplará os seguintes componentes curriculares correspondentes a todos os anos do Ensino Fundamental: Arte, Ciências da Natureza, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, Matemática, Educação Física e História.

Dos 80 tópicos contemplados, a maioria deles se destina à matemática e língua portuguesa, com 20 temas cada um. Explica-se: serão 10 tópicos de português e outros 10 de matemática apenas destinados ao 9º ano. “Este material pedagógico também servirá ao projeto Ondatec, aulas de reforço nas áreas de português e matemática para quem deseja prestar vestibulares técnicos”, enfatiza o secretário Alexandre Rebêlo. Hoje, 65% dos alunos do 9º ano estão engajados no projeto (1.400 de um total de 2.155 estudantes).

As inscrições eletrônicas dos materiais poderão ser realizadas no período de 21 de junho a 4 de agosto. A análise será submetida a oito Comissões Especiais Avaliadoras que irão se dedicar a cada um dos oito componentes curriculares. As comissões serão integradas por pessoas de reputação ilibada e reconhecido conhecimento da matéria em exame, servidores públicos ou não. Os resultados serão divulgados – também pelo site, no dia 28 de setembro.