Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.06.20 - 09h47

São João do Recife 2020 começa hoje (16), com rodas de conversa com quadrilheiros

 
Até quinta-feira (19), o movimento quadrilheiro será convidado pelo poder público municipal para debates virtuais sobre origens e impactos sociais das quadrilhas, além de possíveis futuros para a colorida tradição na cidade
 

Para celebrar as raízes culturais pernambucanas e nordestinas, respeitando os protocolos sanitários impostos pela pandemia, o São João 2020 começa virtual na capital pernambucana. Impedidos pelo coronavírus de desfilar suas histórias, coreografias, figurinos e força pelos arraiais, os quadrilheiros estão sendo convidados pela Prefeitura do Recife a se dedicar pelo menos à teoria de uma das mais bonitas e emocionantes manifestações do ciclo junino. A partir de hoje (16), os brincantes que sempre abrem alas para os festejos no Sítio Trindade protagonizarão uma série de três encontros online, para conversar sobre origens e impactos sociais das quadrilhas, além de possíveis futuros para a colorida tradição na cidade. 


Promovidas pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, em articulação com as entidades que representam o movimento quadrilheiro, a Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Recife (Liquajur) e a Federação de Quadrilhas e Similares do Estado de Pernambuco (Fequajupe), as conversas serão realizadas hoje (16), amanhã (17) e quinta (18), das 20h às 23h, abertas ao público, com a capacidade máxima de 100 pessoas por encontro.

“A gestão sempre promove ações formativas nos ciclos culturais e, em parceria com as entidades representantes do movimento quadrilheiro não poderia - nesse novo jeito de fazer São João - deixar de oportunizar o diálogo sobre as questões sociais, econômicas e culturais das quadrilhas juninas e suas possibilidades de práticas futuras", diz Williams Santana, Gerente Geral de Gestão Cultural da Secretaria de Cultura do Recife e coordenador das rodas de conversa.

“A Organização do Movimento Quadrilheiro e os impactos Sociais e Econômicos das Quadrilhas Juninas nas comunidades” será o tema de abertura das rodas de conversa, na noite de hoje, com mediação de Perácio Gondim, do Cais do Sertão, e participação de Hugo Menezes (quadrilheiro e professor do Departamento de Antropologia da UFPE), Michelly Miguel (presidente da Fequajupe), Rodrigo de Oliveira (quadrilheiro e Secretário Executivo  da Liquajur), e Marcone Costa (quadrilheiro, educador e militante do movimento LGBTQI+) como provocadores da discussão. O link do primeiro dia será: meet.google.com/xjv-kfed-jho.

O segundo dia de debates será dedicado ao tema “As Origens, as Devoções e as Festas” e terá como mediador o representante da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Paulo Mafe, que vem produzindo, há muitos ciclos juninos, um vastíssimo acervo de fotografias de apresentações de quadrilhas e quadrilheiros nos diversos concursos promovidos no estado. Os provocadores serão: Mário Ribeiro (pesquisador e professor do Departamento de História da Universidade de Pernambuco), Perácio Gondim (coreógrafo, educador e quadrilheiro), Jadenilson Gomes (ator e quadrilheiro) e Fábio Andrade (diretor de arte e quadrilheiro). O link do segundo dia de programação será: meet.google.com/nhw-pabr-aax.

Na quinta-feira (18), as rodas de conversa encerram, tendo como derradeiro tema “Os Concursos, as Transformações e a Quadrilha do Futuro”. Com mediação de Albemar Araújo, da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a conversa terá como provocadores os encenadores, cenógrafos e quadrilheiros Fábio Costa e Américo Barreto, além de Wérison Fidélis (quadrilheiro, bailarino e coreógrafo) e da também quadrilheira Cristiane Menezes. O link para o terceiro e último dia de conversas será: meet.google.com/ccu-sdkw-fmc.