NOTÍCIAS

| 16.07.13 - 17h43

Em menos de 15 dias, PCR inicia a construção de segunda Upinha 24h

[caption id="attachment_36206" align="alignnone" width="680"] Geraldo: "Estamos tirando do papel; transformando o nosso programa de governo em realidade para a população do Recife". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Treze dias após iniciar a construção da Upinha 24h do Morro da Conceição, a Prefeitura do Recife começou a erguer, nesta terça-feira (16), a segunda unidade do tipo para beneficiar a população da Zona Norte. A Upinha 24h da Linha do Tiro ficará pronta em dezembro deste ano. Dez mil pessoas serão atendidas por mês no equipamento, orçado em R$ 1,8 milhões. O prefeito Geraldo Julio esteve presente no início da intervenção e anunciou que, até o final do mês, a PCR começará a construir mais duas unidades na região, no Córrego do Jenipapo e na Bomba do Hemetério.

Geraldo Julio reiterou o seu compromisso em priorizar o atendimento à saúde dos recifenses. “Hoje já estamos aqui na Linha do Tiro para começar as obras. A areia já está aqui, as britas e os trabalhadores. Estamos tirando do papel; transformando o nosso programa de governo em realidade para a população do Recife. Já começamos a construir o Hospital da Mulher, a UPA-E, e, agora, duas Upinhas para melhorar o atendimento à saúde da população”, destacou.

Quando estiver pronta, a Upinha 24h da Linha do Tiro contará com três equipes de Saúde da Família, sendo cada uma delas formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, e, em média, seis agentes comunitários de saúde. Além desses profissionais, três equipes de saúde bucal, formadas por um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal, cada, vão trabalhar na unidade.  No total, o equipamento ocupará um terreno de 1,7 mil m², sendo cerca de 700 m² de área construída.



Mais de 30 trabalhadores já estão envolvidos na construção da unidade, situada em um terreno na Rua Uriel de Holanda. “Neste ato de hoje eu não posso deixar de fazer um pedido aos moradores desse bairro: fiscalizem a construção da Upinha, para que a gente tenha aqui um atendimento de qualidade”, comentou Geraldo Julio.

Moradora da Linha do Tiro, Sônia Mendes, 54 anos, não conseguia esconder a alegria em saber que contará com um equipamento de saúde próximo da sua casa. “Eu lavei a minha alma. Isso, sim, é uma prefeitura de verdade e com cara nova”, comemorou a dona de casa, depois de saber que a unidade contará ainda com salas de observação, nebulização e sutura; além de espaço para coleta de exames e administração de medicamentos. À noite, a Upinha 24h terá plantão para pequenas urgências.

Em seu discurso, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, disse que 101 intervenções, entre reformas e construções de novos equipamentos já estão em execução na cidade. “O Recife hoje, na área de saúde, é um verdadeiro canteiro de obras. Só para a Zona Norte da cidade estamos construindo um verdadeiro cinturão de proteção para a saúde das pessoas”, argumentou.

Depois de autorizar a construção do equipamento, Geraldo Julio anunciou que construirá, no terreno da Upinha, uma praça para os moradores, além de garantir uma manutenção no campo de futebol que já existe no espaço. “Quando a gente identificou o terreno, tivemos o cuidado de deixar o campo aqui, por isso vamos colocar a grade de proteção e a iluminação no espaço”, explicou.

CARMO - No dia dedicado à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, o prefeito Geraldo Julio acompanhou, ao lado da primeira-dama da cidade, Cristina Mello, e do governador Eduardo Campos, uma celebração marcada pela fé de milhares de recifenses. O gestor foi à Basílica do Carmo, no Centro, prestigiar a celebração presidida pelo bispo da Diocese de Guanabara (PB), Dom Lucena.

“O nosso pedido hoje é que Nossa Senhora do Carmo continue cuidando do Recife, como sempre cuidou, para que a vida em nossa cidade possa melhorar. Hoje é um dia de celebração, dia de reafirmar a nossa intenção de que contamos com o apoio dela”, pontuou. A festa em homenagem à santa, que está em sua 317ª edição, começou no último dia seis.