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Cultura | 16.08.12 - 19h41

Recife recebe eventos da Fifa sobre credenciamento de imprensa e proteção às marcas

[caption id="attachment_24365" align="alignleft" width="334"] Orientações sobre o credenciamento de imprensa e proteção às marcas oficiais da Fifa foram os principais assuntos. Foto: Carlos Augusto[/caption]

Orientações sobre o credenciamento de imprensa e proteção às marcas oficiais da Fifa durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014. Estes foram os principais assuntos de dois eventos realizados nesta quinta-feira (16). Os eventos, realizados pela Fifa e COL, em parceria com as secopas do Recife e do Estado, aconteceram no JCPM Trade Center, no Pina. O primeiro, pela manhã, reuniu representantes dos jornais, tvs, rádios e portais de internet. O segundo, na parte da tarde, foi voltado para os profissionais ligados às empresas de mídia exterior e publicidade.

Na parte da manhã foram apresentadas as normas para cobertura da imprensa na Copa das Confederações e Copa do Mundo Fifa 2014 e a estrutura que será disponibilizada para os profissionais. As discussões, que contaram com a participação de, aproximadamente, 70 pessoas, foram conduzidas por Renata Pereira e Sven Schaeffner, representando a FIFA, Castelo Branco, pelo COL, e Patricia Príncipe, representando a Rede Globo.

Ainda pela manhã, foram abordados temas como o uso e distribuição das imagens das partidas das copas das Confederações 2013 e do Mundo 2014, para não-detentores de direitos audiovisuais e outras regras de conduta para a divulgação de ambos os torneios. Foi informado também o período de inscrições para o credenciamento dos profissionais para a cobertura da Copa, por volta de dezembro de 2013 ou janeiro de 2014, logo após o sorteio dos grupos do Mundial. A expectativa é que mais de 14 mil profissionais sejam credenciados para mostrar para o Mundo todos os detalhes da competição.

O secretário municipal da Copa, Amir Schvartz, também esteve na reunião com a imprensa e destacou a importância dos preparativos para o Mundial 2014. “Os eventos estão se aproximando e é fundamental que todos os profissionais envolvidos estejam bem orientados sobre os procedimentos para que possamos realizar uma grande Copa das Confederações e a Copa do Mundo da Fifa 2014”, resumiu o secretário.

No período da tarde, durante o segundo evento, aconteceu um painel que teve como público alvo os profissionais das empresas de mídia exterior e também ligados à publicidade. Com a condução de Renata Pereira, Auke-Jan Bossenbroek e Vicente Rosenfeld, representando a Fifa, foram apresentados esclarecimentos sobre proteção ás marcas e áreas de restrição comercial.

Os representantes da Fifa informaram que não passam de mitos as informações de que a entidade vai interferir nos contratos de fornecimento das empresas, fechar estabelecimentos e trazer restrições à população. Segundo eles, a Fifa vai atuar sempre dialogando com o Governo Federal, estados e municípios e estará sempre aberta para tirar as dúvidas e atuar em parceria para que a Copa das Confederações e a Copa do Mundo da Fifa 2014 sejam um sucesso para todos os envolvidos.

Fernando Cavalcanti, da empresa Exclama!, aprovou o formato do encontro. “Esta reunião foi extremamente importante para sabermos até onde ir com as campanhas publicitárias, ficar por dentro das leis, e evitar que algum tipo de abuso seja cometido durante o evento”. O Diretor Regional da Central de Outdoor, Ricardo Costa, também elogiou a iniciativa: ação da lei em “Esta reunião está valorizando não somente o evento, mas também a cidade como um todo e na maior transparência possível. É importante para identificar as soluções que vão ajudar na formação de uma adequação da lei em vigor que regula a mídia exterior. Os empresários e o poder público estão tendo a oportunidade de oferecer a sua contribuição para o êxito da Copa das Confederações e do Mundial de 2014, no estado”, afirmou.

O Workshop realizado nesta quinta-feira (16) aqui no Recife também será realizado nas outras 11 cidades sede da Copa do Mundo de 2014.