NOTÍCIAS

Cultura | 16.08.12 - 15h02

Reunião discute critérios para trabalho da imprensa na Copa Fifa 2014

[caption id="attachment_24324" align="alignleft" width="334"] O destaque do workshop foi a cobertura da imprensa na Copa do Mundo de 2014. Foto: Carlos Oliveira[/caption]

Expectativa é que mais de 14 mil profissionais da imprensa sejam credenciados para a cobertura do torneio internacional

As normas para cobertura da imprensa na Copa do Mundo Fifa 2014 e a estrutura que será disponibilizada para os profissionais divulgarem o maior evento esportivo do planeta foram os destaques de um workshop na manhã desta quinta-feira (16), no bairro do Pina. A reunião ocorreu no edifício JCPM e contou com a participação de cerca de 60 profissionais da imprensa e representantes da Fifa, Comitê Organizador Local (Col) e das secretarias municipal e estadual da Copa.

No encontro foram abordados temas como o uso e distribuição das imagens das partidas das copas das Confederações 2013 e do Mundo 2014 e outras regras de conduta para a divulgação de ambos os torneios. Os representantes da Fifa e do Col também falaram sobre os horários de entrevistas e as áreas especiais onde as equipes de imprensa irão trabalhar.

Os jornalistas, radialistas e fotógrafos presentes na reunião ainda tiveram uma dimensão da estrutura que será oferecida para a imprensa. Na última Copa, realizada na África do Sul, foram instaladas cerca de 800 estações com entrada para internet para a produção das notícias do Mundial 2010 e adaptada uma área para comportar 150 fotógrafos à beira dos gramados, números que devem ser ampliados no Brasil em 2014.

O secretário municipal da Copa, Amir Schvartz, também esteve na reunião com a imprensa e destacou a importância dos preparativos para o Mundial 2014. “Os eventos estão se aproximando e é fundamental que todos os profissionais envolvidos estejam bem orientados sobre os procedimentos para que possamos realizar uma grande Copa das Confederações e a Copa 2014”, resumiu o secretário.

Na reunião ainda foi informado o período de inscrições para o credenciamento dos profissionais para a cobertura da Copa, por volta de dezembro de 2013 ou janeiro de 2014, logo após o sorteio dos grupos do Mundial. A expectativa é que mais  de14 mil profissionais sejam credenciados para mostrar para o Mundo todos os detalhes da competição internacional.