Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 16.08.17 - 19h11

PCR leva serviços da Agência de Emprego até usuários da assistência social

img_alt

A primeira atividade foi para a Turma do Pronatec Mulheres Mil, que recebeu orientação profissional no Centro Júlia Santiago, em Brasília Teimosa (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Cerca de 30 alunas de um dos cursos profissionalizantes promovidos pelo programa Pronatec Mulheres Mil, realizado em parceria com a Prefeitura do Recife, receberam orientações profissionais nesta quarta-feira (16), no Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago, em Brasília Teimosa. Até novembro, a Prefeitura do Recife está levando os serviços da Agência do Emprego até os usuários da política de assistência social, através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e Secretaria da Mulher.

A orientadora profissional da Agência de Emprego do Recife, Aline Lira, deu dicas de como preparar currículo e de como se portar em entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo. “Trouxemos para o Centro Júlia Santiago o programa Emprego e Renda nos Bairros, que leva os serviços da Agência de Emprego do Recife para as comunidades. Também cadastramos a turma do Pronatec Mulheres Mil no Sistema Mais Emprego, do Ministério do Trabalho. Com isso, elas poderão consultar, pela internet, as vagas de emprego disponíveis pro perfil delas”, disse a profissional da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

Um dos responsáveis pela parceria entre as secretarias da Prefeitura foi Jailton Ranieri, que é assessor técnico de Inclusão Produtiva do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. “O papel da equipe do Acessuas é buscar ações para integração dos usuários da assistência social no mundo do trabalho, aproximando as oportunidades desse público”, explicou Jailton. Ele ainda explicou que o público prioritário do Pronatec Mulheres Mil são as mulheres em situação de vulnerabilidade social. Os cursos do Ministério da Educação (MEC) são executados na capital pernambucana através de uma articulação do Acessuas Trabalho Recife, Secretaria da Mulher e Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE).

“Emprego e renda são pilares importantíssimos para que as mulheres tenham independência financeira, elevem a autoestima e se empoderem. Isso tudo é muito importante para combater a violência contra a mulher, que é o foco do nosso centro”, explicou a gestora do Centro Júlia Santiago, Fernanda Costa.

Rosângela de Lima, 45 anos, ficou satisfeita com o que aprendeu nesta quarta. “É muito importante saber como devemos nos portar em entrevistas de emprego, o que falar e como se vestir. Eu também não sabia como preparar currículo, que foto escolher. Agora vou atualizar o meu. Achei ótimas as orientações que recebi hoje”, disse a concluinte do curso de agente comunitário de saúde, do Pronatec Mulheres Mil.