Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 16.08.21 - 12h00

PCR promove curso gratuito de cuidador de idosos

As aulas acontecerão diariamente no Compaz Dom Helder Câmara. Os participantes receberão certificado

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), promoverá uma capacitação técnica em Cuidador de Pessoas Idosas entre os dias 17 de agosto a 25 de setembro. Participarão do curso os usuários e familiares de usuários do Compaz Dom Helder Câmara, na Ilha de Joana Bezerra, além de moradores do entorno do equipamento. A turma terá o número máximo de 31 pessoas, que receberão certificado de 24 horas-aula no dia 27 de setembro. 

O objetivo do curso é criar condições para o desenvolvimento de competências que auxiliem na prática de atividades relacionadas com o cuidado da pessoa idosa com qualidade, responsabilidade e segurança. As aulas acontecerão diariamente das 8h30 às 12h30, no Compaz Dom Helder Câmara, localizado na Rua Lourenço de Sá, número 140, no bairro da Ilha de Joana Bezerra. 

A gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros, reforça que a volta da realização do curso possibilita, além de uma oportunidade de geração de renda, a formação de profissionais capacitados para atender uma demanda crescente. “O cuidador da pessoa idosa é um agente cada vez mais importante. Ele tanto pode ser alguém da família, como também ser um profissional capacitado a lidar com as demandas referente aos cuidados à Pessoa Idosa, inclusive no pós covid-19, e nas medidas preventivas que precisam ser contínuas”, afirma Cacilda. 

A capacitação será instruída pela psicóloga e especialista em gerontologia e na formação de cuidadores, Auxiliadora França. O conteúdo programático consistirá em envelhecimento humano, saúde do idoso, alimentação, comunicação, lazer, noções de primeiros socorros, principais doenças decorrentes do envelhecimento, espiritualidade e religião, higiene, qualidade de vida, saúde do cuidador, postura profissional, legislação trabalhista, Estatuto do Idoso e política e legislações voltadas para garantia e promoção dos direitos da pessoa idosa.