Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 16.08.21 - 19h02

Prefeitura realiza fiscalização na Bomba do Hemetério para reforçar decreto estadual de prevenção à covid-19

Iniciativa vai percorrer localidades onde foram registradas aglomerações, iniciando pelo bairro da Zona Norte.
 

A Prefeitura do Recife vai iniciar, nesta terça-feira (17), às 14h, uma série de fiscalizações em locais onde têm ocorrido aglomerações e desrespeito às normas sanitárias de prevenção à covid-19 no município. O primeiro local será o bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte, onde foram registradas, no último final de semana, cenas de pessoas aglomeradas e sem máscara em festas. O objetivo é orientar os comerciantes - formais ou informais - sobre a necessidade do respeito ao decreto estadual de restrições econômicas e sociais, ainda vigente.

A ação contará com a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), Brigada Ambiental (órgão da Secretaria de Meio Ambiente), Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. Serão verificadas permissões, estrutura física e sanitária, além da parte elétrica dos estabelecimentos. No último dia 2, o governo do Estado emitiu decreto flexibilizando o horário de funcionamento de bares e restaurantes, que passou a ser até 0h. Mas continua vigente a exigência do uso de máscaras e a proibição de aglomerações e dança em apresentações musicais.

"No que cabe ao município, que é a questão do controle urbano, vamos iniciar pela Bomba do Hemetério, mas a fiscalização será estendida a outros locais. Em caso de descumprimento, haverá notificações para que esses comerciantes se adequem ao que exige a legislação em vigor", explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

A gestora também faz um chamado às pessoas para que sigam respeitando as normas sanitárias, uma vez que, apesar da redução no número de casos e no aumento da vacinação - 40% da população do Recife está imunizada -, ainda não é hora de aglomerações como aquelas vistas no final de semana. "Cada um precisa fazer sua parte. Estamos apoiando o governo do Estado nas ações de fiscalização, mas é imprescindível que as pessoas evitem aglomerações. Só assim vamos continuar flexibilizando as medidas sanitárias".