NOTÍCIAS

Cultura | 16.09.12 - 20h38

Prefeitura realiza abertura dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa

[caption id="attachment_26130" align="alignleft" width="334"] Cerca de 1.500 pessoas estiveram presentes na abertura de mais uma edição das atividades esportivas. Foto: Fernando Silva[/caption]

O Geraldão foi palco do grande evento de abertura dos 5º Jogos Municipais da Pessoa Idosa. Na tarde deste domingo (16), cerca de 1.500 pessoas, divididas em mais de 50 grupos de idosos, estiveram presentes para acompanhar o ato que marcou o início de mais uma edição das atividades esportivas, que acontecem durante o mês de setembro. Os grupos estiveram distribuídos em representação a cada uma das seis regiões da cidade e esbanjaram animação e energia.

O ato oficial contou com a presença da secretária de Juventude e diretora-presidente do Geraldão, Renata Lucena, que afirmou a importância dos jogos e das atividades de esporte e lazer para o seguimento dos idosos. “Esse evento é um dos mais desafiadores que a cidade do Recife já se propôs a fazer. Nós superamos os limites do dia-a-dia, da casa e mostra que o idoso também tem que ter seu tempo livre e que esse tempo pode ser com atividades construtivas de lazer e de esportes. Os jogos mostram também que podem criar novos grupos com relações de amizades e com interesses comuns. Isso é mostrar que estamos vivendo”.

Durante o evento também esteve presente a Gerente da Pessoa Idosa da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Kilvia Martins, que parabenizou a consolidação dos jogos. “A partir de atividades como essas conseguimos enxergar que isso é viver, é a saúde e é acima de tudo Direitos Humanos. Parabéns a todos e que esta caminhada possa perdurar ainda mais”, disse.

Dona Norma Lúcia, representante dos grupos de idosos e que também participa das atividades de esporte e lazer através dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL), falou sobre a experiência de participar dos jogos. “Os jogos vieram resgatar nossa personalidade e nosso valor enquanto pessoa. Hoje mostramos que temos vida e queremos viver”.

Passagem de idosos com as bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Recife; desfiles, de cada grupo representado, com as flâmulas temáticas; a leitura do Juramento do Atleta e o acendimento da Tocha Olímpica, que percorreu todo o Ginásio simbolizando a energia que será investida durante os jogos, marcaram oficialmente a abertura.

Calendário - Até o dia 30 de setembro as atividades dos Jogos seguem com diversas oficinas e atividades. Na sexta-feira (21), durante todo o dia, será a vez das oficinas que acontecem no Geraldão, bairro da Imbiribeira. Já no domingo (23) os idosos participam de uma caminhada que parte do Marco Zero do Recife a partir das 7h da manhã. De 24 a 26 de setembro atividades como voleibol, handebol, boliche, arremesso de pelota, estafeta e tantos outros podem ser vivenciados pelos idosos das 8h às 12h.

A Mostra Artístico-Cultural será na quinta-feira (27), a partir das 8h, e com apresentações de dança desenvolvidas pelos próprios idosos em conjunto com os Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL). O grande encerramento dos Jogos será no dia domingo (30), no Geraldão, a partir das 14h.