NOTÍCIAS

Cultura | 16.09.13 - 16h15

Prefeito é homenageado pelo Hospital Português

[caption id="attachment_38399" align="alignleft" width="680"] Geraldo: "Daqui nasceu o que é o maior polo médico do Norte e Nordeste brasileiro". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio foi homenageado com uma medalha pelo Real Hospital Português (RHP), que, nesta segunda-feira (16), celebrou 158 anos com um ato prestigiado por autoridades e integrantes da sociedade civil. O secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, e o ator e médico Reinaldo de Oliveira foram os outros dois agraciados com a comenda.

"Esse hospital tem uma importância muito grande para o Recife. Daqui nasceu o que é o maior polo médico do Norte e Nordeste brasileiro. O Português merece destaque porque movimenta a economia da cidade. Mais do que tudo isso, por ser, há 158 anos, uma instituição que salva a vida de pessoas todos os dias”, pontuou Geraldo Julio.

O Hospital Português também prestou uma homenagem ao médico Ângelo de Abreu e Lima, avô do prefeito, que faleceu em 1990. A partir de hoje, um quadro com a imagem do Doutor Abreu, como ele era conhecido, integrará a galeria de médicos do hospital. Sua trajetória foi eternizada em uma biografia escrita por Laura Areias. Coube ao filho de Ângelo e tio do prefeito, Benedito de Abreu e Lima, fazer uma saudação em nome da família.




Geraldo Julio acompanhou toda a cerimônia ao lado da primeira-dama, Cristina Mello, da mãe, Maria Ângela, e de integrantes da sua família. "Eu estive muito aqui no Hospital Português quando era criança. Era atendido pelo meu avô em um consultório que ficava ao lado da escada. Quando precisávamos, era o Doutor Abreu quem cuidava. Esse grande médico exercia a profissão com muito amor e experiência”, afirmou, emocionado, o prefeito.

Após uma missa em ação de graças pelo aniversário do RHP, celebrada pelo arcebispo e Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, foi inaugurado o primeiro acelerador de radioterapia guiado por imagem de tomografia computadorizada da América Latina. O equipamento vai auxiliar no tratamento de doentes de câncer. O vice-governador João Lyra Neto, representando o governador Eduardo Campos, e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, também estiveram presentes.