NOTÍCIAS

Educação | 16.09.15 - 12h17

Prefeitura do Recife intensifica intercâmbio com universidade inglesa

Técnicas da Secretaria de Educação viajaram para Canterbury, nas proximidades de Londres, para conhecer de perto as técnicas e experiências educacionais daquele país

 

A Prefeitura do Recife aprofunda o intercâmbio com educadores da Inglaterra para conhecer o modelo de formação de professores aplicado naquele país. Duas técnicas da Secretaria de Educação viajaram para a Canterbury Christ Church University, nas proximidades de Londres, com o objetivo de verificar in loco as técnicas e experiências educacionais inglesas. A diretora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, Sandra Serralva, e a vice-diretora, Katia Marcelina, ficarão em Canterbury até o final dessa semana.

A ideia é adaptar os métodos ingleses à realidade da rede municipal de ensino do Recife. O intercâmbio já trouxe ao Recife, em agosto, o professor e PhD em Educação Arthur Galamba, que ministrou o curso Metodologias de Ensino e Avaliação na Inglaterra para técnicos pedagógicos da Secretaria de Educação, formadores, coordenadores e diretores da EFAER Paulo Freire. "Os ingleses focam muito na didática e na forma de atuação do professor em sala de aula. A prioridade são os aspectos práticos, como o plano de aula e a verificação de aprendizagem", considera o secretário-executivo de Gestão Pedagógica do Recife, Rogério Morais.

Na Inglaterra, a formação de professores conta com mentores e tutores, que acompanham os profissionais, apoiando-os com métodos de ensino e avaliação. "Lá, os docentes são estimulados a aproveitar bem o tempo e manter sempre o aluno em atividade. A partir da viagem, poderá ser viabilizada a vinda de diretores e professores ingleses ao Recife, para conhecer nosso modelo. Estamos intensificando a relação institucional com a universidade de Canterbury", afirma Rogério.