Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 16.09.22 - 18h26

Recife é primeiro lugar no IDEB nos Anos Iniciais da Região Metropolitana

img_alt

Município melhorou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica tanto nos Anos iniciais quanto nos Anos finais do Ensino Fundamental, mesmo no contexto da pandemia. (Foto: Iggor Gomes/PCR)

 

A Rede Municipal do Recife conquistou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Anos Iniciais, na Região Metropolitana. O resultado, decorrente da última análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), foi divulgado nesta sexta-feira (16), durante coletiva de imprensa em Brasília.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Rede Municipal do Recife alcançou a média de 5,30, saltando da terceira colocação na última análise, realizada em 2019, para o primeiro lugar. Mesmo dentro do contexto de pandemia e passando por todas as dificuldades de adaptação ao ensino remoto e, posteriormente, híbrido, o município conseguiu crescer e melhorar seu desempenho em relação às demais cidades da Região Metropolitana. Enquanto a média dos municípios de Pernambuco e de todo o País tiveram uma redução no IDEB, diante dos desafios da pandemia, a Rede Municipal do Recife conseguiu avançar, o que representa um resultado muito positivo para a educação da cidade.

O resultado é fruto de todo o empenho da comunidade escolar e dos constantes investimentos realizados pela gestão, qualidade dos profissionais da educação e iniciativas que estão contribuindo para que o Recife avance. Atualmente, a Rede Pública Municipal do da cidade possui 331 unidades, 5 mil professores e cerca de 95 mil estudantes. 

É importante destacar que a Rede do Recife não avançou apenas nos resultados de Anos Iniciais, mas também no IDEB dos Anos Finais. Na última amostragem, o município alcançou 5,0 pontos, uma elevação em relação aos 4,70 que pontuou em 2019. Nas duas modalidades, inclusive, o Recife conseguiu ficar acima da média dos municípios pernambucanos, que marcam 5,1 em Anos Iniciais e 4,7 em Anos Finais, respectivamente.

“Comemoramos mais um avanço da Educação do Recife, que agora chega ao topo da Região Metropolitana. Deixo aqui minha felicitação e reconhecimento a todos os professores, gestores, coordenadores, demais profissionais, estudantes e todos que nas nossas escolas. É dentro das salas de aula que construímos, dia a dia, uma educação de qualidade para as crianças da nossa cidade. Os resultados apresentados demonstram que o trabalho está no caminho certo, mas queremos continuar avançando”, celebrou Fred Amâncio, secretário de Educação do Recife.