NOTÍCIAS

Cultura | 16.10.14 - 16h18

Alunos da Rede Municipal tiveram manhã de brincadeiras sobre alimentação saudável

A atividade faz parte da Semana Municipal de Alimentação Saudável, promovida pela PCR nas escolas municipais. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

Os alunos da Rede Municipal de Ensino tiveram uma manhã de palestras e brincadeiras educativas sobre alimentação saudável, higiene dos alimentos e das mãos em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, celebrado nesta quinta-feira (16). Com a temática Hábitos Saudáveis para uma Vida Saudável, a ação é promovida pela Gerência de Alimentação Escolar (GEAL) da Secretaria de Educação do Recife e vai até o dia 24, com atividades programadas para 140 escolas municipais.

As atividades também são desenvolvidas em parceria com as empresas SP Alimentação e Serviços e a ERJ Administração de Empresas Restaurantes e Ltda, que são as fornecedoras da merenda para as escolas, além da Central de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa), que faz a supervisão dos alimentos e monitoramento nutricional da merenda em todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino, sob a coordenação da GEAL.

Na Escola Municipal da Iputinga, cerca de 50 alunos de turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental assistiram a uma palestra e participaram de dinâmicas de grupo sobre educação nutricional. Uma das brincadeiras educativas acontece em uma feirinha montada na escola para que os estudantes simulem a ida ao supermercado com os pais. Vence a gincana quem escolher mais alimentos saudáveis ao invés de biscoitos, chocolates, refrigerantes e salgadinhos.

Uma das alunas que participou do mercadinho e disse que vai passar a ajudar os pais no supermercado foi Camile Alexsandra Torres da Trindade, 9 anos. "Agora vou escolher mais frutas, verduras, legumes e feijão na hora de fazer a feira. E vou levar só um pouquinho de biscoito e salgadinho pra comer de vez em quando", disse a estudante do 2º ano. A atividade foi acompanhada pelo secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, que conheceu a cozinha da Escola Municipal da Iputinga e conversou com as crianças para saber o que estavam achando da merenda, qual era a preferida e qual eles não gostavam.

Os estudantes também foram convidados a montar uma pirâmide alimentar, colando as imagens dos carboidratos, proteínas e açúcares na base, no meio ou no topo da pirâmide, de acordo com o que aprenderam na manhã. As dinâmicas também incluíram brincadeiras que mexem mais com o corpo, como pular corda e fazer embaixadinhas. As nutricionistas também deram informações sobre verminoses que podem ser evitadas com a boa higienização dos alimentos e das mãos, além de falarem sobre doenças causadas pela má alimentação. Ao final da atividade, foi exibido um vídeo sobre os espaços ofertados pela Prefeitura do Recife para a prática de esportes e atividades de lazer na cidade, como as Ciclofaixas de Turismo e Lazer, os parques, o Lazer na Rua e o Recife Antigo de Coração.

Segundo a gerente de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Maurilla Adour, a PCR está tentando introduzir nas escolas uma alimentação forte e balanceada, por isso todas as unidades de ensino têm acompanhamento nutricional. De acordo com ela, a equipe da Gerência de Alimentação Escolar faz testes de aceitabilidade e adequações no cardápio quando é necessário. "Nossa preocupação é o futuro dessas crianças. Do jeito que essa geração come fast food, no futuro várias delas estarão com hipertensão, colesterol alto e a qualidade de vida comprometida. Queremos passar para elas novas hábitos alimentares, além de mostrar aos pais a ideia de que não é caro ter uma alimentação saudável. Dependendo das escolhas, pode ser mais barato que comprar fast food", disse a gerente.

De acordo com a nutricionista Elisângela Dias, chefe de Divisão de Qualidade e Adequação da GEAL, a preocupação da equipe não é apenas com o fornecimento da merenda, mas também com a educação nutricional dos estudantes. "Contamos muito com a colaboração das diretoras, que sempre nos avisam quando uma determinada merenda não está sendo bem aceita pelas crianças ou quando elas trazem muitos biscoitos e salgadinhos de casa, por exemplo. Quando tomamos conhecimento disso, fazemos dinâmicas com os alunos e palestras junto aos pais para conscientizá-los da importância da alimentação saudável. As crianças são as principais multiplicadoras de informações. O que ensinamos a elas aqui na escola rapidamente é repassado para os familiares".