NOTÍCIAS

Cultura | 16.10.14 - 11h37

Economia Solidária: PCR incentiva produção artesanal por meio da reciclagem

Lonas serão reutilizadas por três associações que trabalham dentro dos conceitos da economia popular e solidária.

Com foco no reaproveitamento de materiais recicláveis, hoje (16), 20 artesãs receberam 300 metros de lonas usadas nas peças que ornamentaram a cidade durante a Copa do Mundo 2014. Com uma quantidade de material ainda a ser doado pela Gerência de Economia Solidária/PCR, aos poucos essas lonas estão sendo destinadas às associações que fazem parte das atividades oferecidas pela gerência. A entrega das lonas aconteceu pela manhã no Centro Público de Casa Amarela.

Atuar em associativismo ou por meio de cooperativas, comercializar tendo em vista a inclusão social. Estes são alguns dos pilares que norteiam a prática da Economia Solidária. Dentro desse contexto, a Gerência de Economia Solidária reforça a importância do reaproveitamento estimulando o consumo moderado a partir da criatividade. "A doação dessas lonas significa muito da nossa preocupação em oferecer, dentro das atividades que propomos, os insumos necessários para o trabalho e aprendizado desses artesãos", explica o secretário executivo de Articulação Social, Wellington Batista.

As associações beneficiadas com o repasse das lonas são: Espaço de Comercialização da Economia Solidária, Reciclarte Guarajuba e Associação das Mulheres Produtoras dos Bairros de Santo Amaro e Boa Vista. Das mãos criativas dos artesãos, as lonas se transformarão em bolsas e assessórios.

Cursos - Também no Centro Público de Economia Solidária de Casa Amarela, dois cursos gratuitos estão sendo ministrados: artesanato em PatchWork (costura de retalhos para colchas, mantas, almofadas) e de confecção de bijuterias. As duas atividades são realizadas pela Gerência de Economia Solidária (Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano) em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher. Ao todo, 40 mulheres participam do curso, que segue até dezembro. Além de aprender como fazer a peças, esse grupo também participa de módulos específicos sobre relações de gênero, economia solidária e já expõem em feiras realizadas pelo Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte/PCR).