Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 16.10.17 - 14h27

Prefeito Geraldo Julio lança nova etapa do Colorindo o Recife e o maior festival de arte urbana da cidade

img_alt

Novo momento do Colorindo o Recife inicia uma política pública permanente de fomento à arte urbana na cidade e culmina com o festival R.U.A – Recife Urbana Arte (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Com o objetivo de levar mais cor e vida ao Recife, o prefeito Geraldo Julio fez, na manhã desta segunda-feira (16), o lançamento de duas iniciativas para estimular ainda mais a arte urbana na cidade. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, apresentou a nova etapa do Colorindo o Recife e deu o pontapé inicial no festival Recife Urbana Arte - R.U.A. De olho no futuro, o objetivo é que a iniciativa seja incorporada de forma definitiva no calendário anual da cidade. A primeira edição do estival acontece em março e vai reunir eventos de moda, música, grafite, literatura, teatro e dança. O Bairro do Recife servirá de palco para as intervenções.

"O festival R.U.A. é para trazer a arte e as pessoas para as ruas da cidade. Vai ser um grande festival realizado em março do próximo ano. Daqui para lá, vamos fazer 15 grandes painéis com grafitagem espalhados pelas ruas do Recife, levando tudo aquilo que o nosso povo tem na sua cultura, na sua tradição e enchendo as ruas de alegria", afirmou o prefeito Geraldo Julio, durante o lançamento do projeto no Parque de Santana, na Zona Norte da cidade.

Integrante do coletivo Pão e Tinta, o grafiteiro Stilo Santos defende a decisão de tornar as intervenções urbanas em políticas públicas. "Para a gente é importante esse marco do grafite virar política pública na cidade. O prefeito teve sensibilidade, enquanto gestor, de efetivar essa ação. Isso é relevante demais para o movimento, para a cena de grafite. Com essa iniciativa, o prefeito vem potencializar tudo o que já acontece nessa cidade e dá continuidade à parceria que já acontece entre o município e a cena de grafite", afirmou o artista.

O credenciamento para os grafiteiros interessados em participar da nova etapa do Colorindo o Recife está aberto a partir de hoje. Os artistas habilitados irão ainda ministrar oficinas nas comunidades. O festival R.U.A será o ápice desse novo momento e promete encher de cor e arte o Bairro do Recife em março de 2018.

"O que a gente quer é que as pessoas do Recife alegrem a cidade, levando atividades para espaços públicos e enchendo a cidade de coisas boas. Esse é o desejo da Prefeitura e o investimento que a gente está fazendo é para isso. E, sem dúvida nenhuma, o R.U.A um dia vai se transformar em um dos maiores festivais desse País. Nossa expectativa é que o festival em março seja um grande sucesso", grifou o prefeito.

Segundo a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, a iniciativa é um grande investimento que a Prefeitura tem feito para embelezar a cidade e valorizar a arte urbana. "Dessa forma, a gente cria novos atrativos para o Recife", afirmou. A remuneração para os grafiteiros selecionados será em média R$ 5 mil.

O braço educacional da iniciativa tem o objetivo, de acordo com a secretária, de envolver os participantes. "Estão previstas palestras sobre educação patrimonial para que os equipamentos públicos sejam respeitados e valorizados", afirmou Ana Paula.

Os alunos das escolas públicas municipais e jovens de bairros nas seis RPAs serão beneficiados com mais 15 oficinas educativas-culturais. As aulas práticas pretendem promover para os participantes a experimentação, iniciação artística e o conhecimento das técnicas da arte do grafite como forma de inclusão social e empreendedora. As oficinas resultarão na pintura de mais 15 espaços da cidade, dentro das comunidades atendidas. Com as oficinas e os novos painéis, pelo menos 30 grafiteiros serão beneficiados neste ano.

A partir de novembro, já estão previstas intervenções em 15 espaços da cidade. Dentre elas, túnel Chico Science, o muro do Metrô de Afogados e o túnel do Pina. Serão contemplados ainda muros, viadutos, pontes, escolas, unidades de saúde, skate park, entre outros espaços.

A banda Mundo Livre S.A. já está confirmada para tocar no palco principal do evento. Além dela, estão previstas apresentações artísticas com bandas da cena pernambucana, batalha de DJ’s, basket de rua e área para skate, patins, patinete e parkour, feira de arte e moda alternativa, batalha de MC’s, dança de rua, intervenções circenses, festival de HQ, festival de vinil e batalha de barbeiros.

CREDENCIAMENTO - Para se credenciar, os artistas passarão por quatro etapas: inscrição, habilitação, análise dos documentos e a contratação. A inscrição é presencial, na Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, no 7º andar da Prefeitura do Recife. Para quem deseja participar desta primeira etapa do processo, as inscrições estarão abertas de 16 a 27 de outubro.

Após passar pela etapa de habilitação e checagem da documentação, os artistas, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, residentes no Recife, serão escolhidos por sorteio e o resultado sairá no dia 9 de novembro. A partir do próximo mês, serão iniciadas as pinturas e as oficinas.

 

Confira a lista de documentos e todos os detalhes de como deve se dar o credenciamento