NOTÍCIAS

Administração | 16.11.15 - 10h57

Censo Previdenciário do Recife está com 50% de recenseados em 30 dias de trabalho

A ação tem a meta de alcançar 28 mil servidores, aposentados e pensionistas. Esta semana estão sendo convocados os nascidos em julho, agosto e setembro

Em sua quinta semana de trabalho, o Censo Previdenciário do Recife, que está recadastrando servidores, aposentados e pensionistas, alcançou a meta de 52,30% de pessoas recenseadas. O índice cumpre a meta estabelecida pela Serconprev, empresa organizadora da ação. A convocação foi realizada obedecendo uma tabela de acordo com o mês de nascimento dos convocados. Nesta semana, é a vez dos nascidos nos meses de julho, agosto e setembro e de 23/11 a 04/12, os dos meses de outubro, novembro e dezembro.

Até a última sexta-feira (13), 30º dia da ação, 3.830 aposentados e pensionistas e 10.776 servidores já tinham sido recadastrados. O Censo garante o recebimento dos salários e benefícios atuais e futuros, além de ser obrigatório. Por isso, o não comparecimento acarreta na suspensão do recebimento dos proventos, no mês seguinte ao término da ação. O Censo é capitaneado pela Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) e é financiado pelo Ministério da Previdência Social (MPS).

Representantes da SADGP, Reciprev, MPS e da empresa organizadora realizaram uma reunião de avaliação nesta última quarta-feira (11) no Recife. Segundo o secretário Marconi Muzzio, a avaliação por parte de todos foi positiva quanto ao tempo e qualidade no atendimento, estrutura, envolvimento das pessoas e principalmente na adesão. "A meta para esses 30 dias foi atingida. Porém, para continuarmos desta forma, é indispensável que as pessoas não deixem de participar. Estamos aconselhando, inclusive, que os servidores venham com antecedência e também no turno da tarde, horário com movimento mais tranquilo", expôs.

O Censo foi iniciado no dia 14 de outubro, vai até 04 de dezembro e não terá prorrogação. Por isso, é indispensável o comparecimento nas datas previstas. Os aposentados e pensionistas tem que se apresentar na sede da Reciprev, na Boa Vista. Já os demais servidores, devem comparecer no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife. Os dois locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Caso o servidor, aposentado ou pensionista estiver fora do país, deverá procurar o consulado ou embaixada brasileira para realizar uma declaração de vida. O documento tem que ser enviado para a Reciprev junto aos demais pedidos de acordo com o perfil do recenseado. Já o convocado que não reside no Estado de Pernambuco, pode enviar para o recadastramento um representante legal munido de procuração válida junto aos seus documentos originais.

O Censo está sendo realizado em diversas cidades e/ou estados em todo o Brasil. Em abril 2013, o Recife já atendia a todos os pré-requisitos exigidos e foi selecionado pelo o Ministério da Previdência. Dentre os mais de dois mil RPPS do país, a Prefeitura foi uma das 49 selecionadas na categoria de Censo Cadastral. No quesito de aquisição de equipamentos de informática, apenas 40 foram habilitados.
O Consórcio Serconprev, contratado pelo Ministério para execução da ação, é responsável pela operacionalização do censo em todos os locais contemplados. Os recursos financeiros são do Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema de Previdência Social (Proprev).

Tabela de convocação:

Nascidos em

Data de Comparecimento

Janeiro, Fevereiro e Março

14/10/2015 a 23/10/2015

Abril, Maio e Junho

26/10/2015 a 06/11/2015

Julho, Agosto e Setembro

09/11/2015 a 20/11/2015

Outubro, Novembro e Dezembro

23/11/2015 a 04/12/2015

Atendimentos Especiais

23/11/2015 a 04/12/2015