NOTÍCIAS

Educação | 16.11.15 - 18h25

Escola Municipal Waldemar Valente realiza a Vlll Literarte

img_alt

Feira literária expõe trabalhos desenvolvidos com base no Projeto Nas Ondas da Leitura. (Foto: Divulgação)

 

Foi mergulhando no universo das artes literárias que os estudantes da Escola Municipal Waldemar Valente, localizada em Jardim São Paulo, realizaram a VIII Literarte, na última sexta-feira (13). O dia foi marcado por apresentações teatrais e musicais, contação de histórias, recital de poesias e exposição das produções textuais dos alunos. Os trabalhos desenvolvidos tiveram como base os livros do Projeto Nas Ondas da Leitura, que estimula os alunos a lerem pelo menos um livro paradidático por mês e os incentiva a serem autores de textos literários.

Segundo a gestora da unidade de ensino, Suely Beltrão, o objetivo principal da feira literária é incentivar o interesse dos estudantes pela leitura e escrita. “O Nas Ondas da Leitura é o carro-chefe de todos os nossos projetos. Foram quase três meses elaborando as atividades para esta culminância. Não há um jeito melhor de expor tudo que os estudantes produzem do que numa feira literária”, acredita Suely.

Para a estudante do 4º ano, Gabriela Bispo, 10 anos, a leitura é muito importante. “Nós desenvolvemos trabalhos com base na biografia da Irmã Dorothy Stang, que era uma freira defensora da Amazônia. Também lemos o livro A Sementinha da Verdade e, a partir dele, fizemos uma Árvore da Sabedoria, onde penduramos os sentimentos que todos os serem humanos devem ter: amor, paz, fé... Eu acredito que, se todas as crianças lerem, terão um futuro ainda melhor”, destaca a aluna.

PROJETO – O Projeto Nas Ondas da Leitura, da Secretaria de Educação do Recife, atinge os mais de 60 mil alunos atualmente matriculados no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). No início de cada ano letivo, os estudantes recebem nove livros paradidáticos para serem estudados e trabalhados em sala de aula, um a cada mês. Depois da leitura, os alunos têm a oportunidade de contar e recontar as histórias, para que comecem a trilhar os caminhos da autoria.

Iniciado em 2014, o projeto faz parte do Programa de Letramento do Recife (Proler) e é realizado em parceria com o Instituto Meta de Educação, pesquisa e Formação de Recursos Humanos (IMPEH), que oferece suporte pedagógico de estímulo à leitura e à produção de textos. Em fevereiro deste ano, alunos de 35 escolas lançaram três livros pensados e produzidos pelos próprios estudantes, a partir dos trabalhos do Ondas da Leitura.