NOTÍCIAS

| 16.12.14 - 17h20

Operação conjunta da Vigilância Sanitária e Procon fiscaliza Mercado de Afogados

Produtos de origem animal, embutidos e frios, além da verificação do fardamento dos funcionários, foram alvos da fiscalização. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

Uma operação conjunta da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife e Procon-PE, no Mercado de Afogados, na manhã desta terça-feira (16), apreendeu 600 quilos de alimentos e interditou dois boxes. Os fiscais encontraram irregularidades na venda de frios e produtos de origem animal. A infraestrutura dos boxes e o fardamento dos comerciantes também foram observados pelos fiscais da Visa. Ao todo, foram vistoriados 47 pontos comerciais do mercado.

Na operação, foram apreendidos e inutilizados 600 quilos de alimentos – a maior parte de queijos e embutidos, e ainda aves, salsichas e charque sem procedência. Além disso, 280 ovos sem embalagem e sem selo do fabricante e quatro quilos de mel de abelha sem registro foram descartados pelos inspetores. Um comerciante que vendia bananas no chão tem o prazo de 24 horas para colocar as frutas em um espaço adequado para a venda.

Os boxes interditados foram os de números 454 e 455. Os inspetores receberam denúncias de consumidores de que galinhas eram vendidas no local sem higiene e sem procedência. Os boxes, que pertenciam a um mesmo permissionário, apresentavam rachaduras e tinham os balcões foram do padrão estabelecido pelos órgãos fiscalizadores.

“O balcão não pode ser do tipo áspero, porque pode acumular sujeira e bactérias. O ideal é que seja de alumínio ou mármore, para facilitar na limpeza”, alertou a chefe do Setor de Controle de Alimentos da Visa, Geise Belo. Será aberto um inquérito administrativo, contra o comerciante, que pode resultar em multa no valor de R$ 40 a 400 mil reais.

Outros itens também foram observados pelas equipes, como as câmaras frigoríficas, pia para higienização das mãos, recipientes de plástico para a exposição dos alimentos e fardamento dos comerciantes.

De acordo com Geise Belo, o órgão passou da fase de capacitação e agora está verificando se as orientações foram colocadas em prática. “Nos últimos anos, foram feitas diversas orientações aos comerciantes do Mercado de Afogados, com várias reuniões, então, não se justifica a desinformação”, afirmou.

Capacitação – A última rodada de orientações com permissionários de boxes do Mercado de Afogados terminou no último dia 3 de dezembro e reuniu 36 comerciantes. Ao longo do ano, cerca de 130 donos de pontos de vendas receberam Curso de Boas Práticas de Manipulação e foram orientados a dar entrada no processo de licenciamento na Vigilância Sanitária.