Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 16.12.16 - 16h07

PCR lança projeto Coletivo Jovem de Meio Ambiente

img_alt

Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) visa formar um movimento de jovens lideranças para mobilizar a sociedade sobre as temáticas socioambientais (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), lançou nesta sexta-feira (16/12) o projeto Coletivo Jovem de Meio Ambiente, que visa formar jovens lideranças em temáticas socioambientais. A secretária da pasta, Inamara Mélo, apresentou o projeto às 10h, no Econúcleo Jaqueira, localizado no Parque da Jaqueira, Zona Norte.

Por meio da integração de secretarias municipais, o Coletivo Jovem tem o objetivo de envolver moradores de 15 a 29 anos do Recife em um movimento nacional de jovens ambientalistas. A formação irá abranger os eixos temáticos verde urbano, águas, resíduos sólidos, biodiversidade, poluição sonora e mudanças climáticas.

O Coletivo Jovem atuará na estratégia de comunicação para o público jovem, na mobilização de jovens em escolas e redes e na realização de minicursos, entre outras ações. A iniciativa culminará no 1º Encontro Municipal do projeto, que gerará o Plano Jovem de Ação pelo Meio Ambiente.

As inscrições estão abertas e seguem 10 de fevereiro de 2017, com 100 vagas disponíveis. Na sexta (16), durante o lançamento, poderão ser feitas no Econúcleo Jaqueira. A partir de segunda (19), os candidatos devem se dirigir à SMAS, na Rua Fernando César, 65, Encruzilhada, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Também serão aceitas pelo e-mail:coletivojovemrec@gmail.com.

O projeto, cujas atividades terão início em março de 2017, é realizado em convênio com o Ministério do Meio Ambiente, a partir de recursos de emenda parlamentar da deputada federal Luciana Santos, com contrapartida da PCR.

“Pretendemos estimular nesta grande parcela da população recifense o interesse e a disposição de exercer sua plena cidadania, para que se tornem multiplicadores de práticas sustentáveis, incentivando mudanças positivas nos hábitos das pessoas em relação ao meio ambiente. Hoje, uma juventude comprometida com a temática ambiental é necessária para a mudança de paradigma na construção de uma cidade sustentável”, destaca a secretária Inamara Mélo.

 

Serviço

 

Inscrições no projeto Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Recife

Quando: a partir de sexta-feira, 16 de dezembro de 2016, às 10h

Onde: No dia 16/12, no Econúcleo Jaqueira. A partir de 19/12, na SMAS (Rua Fernando César, 65, Encruzilhada), de segunda a sexta, das 9h às 16h, e também pelo e-mail coletivojovemrec@gmail.com