Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 16.12.18 - 14h45

Domingo (16) de festa no Recife Antigo

img_alt

A programação preparada pela Prefeitura do Recife levará diversas atrações para se apesentar durante o dia de hoje, na Avenida Rio Branco, onde estão em exposição, desde o último dia 9, 14 presépios criados pelos estudantes da rede municipal (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O domingo (16) será das tradições culturais populares e de muitas atrações no Recife Antigo. Nos três expedientes do dia, uma diversificada programação, montada pela Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo, Esportes e Lazer, convida a população a celebrar o Ciclo Natalino no bairro histórico, que se enfeitou de luzes para a festa.

Das 16h às 22h, a festa está garantida. Pelo palco montado na Avenida Rio Branco, passarão Romero Ferro, Coral Passo de Anjo, Maestro Spok e Comunidade do Pilar, Grupo Matéria Prima, Pastoril Jardim da Alegria, Grupo de Dança de Valdeck Farias, Guerreiros do Sol Nascente e Cia Pé-Nambuco de Dança.

O público terá ainda um grande e outro irresistível motivo para visitar o bairro: a árvore de Natal de 14 metros de altura, montada no Cais da Alfândega, e os 14 presépios confeccionados pelas crianças e jovens da rede municipal de ensino, a partir de resíduos tecnológicos, expostos na Avenida Rio Branco.

Os presépios foram confeccionados por 397 crianças e adultos e 63 professores de 14 escolas da rede municipal. As obras de arte - cujas dimensões variam 1m² e 3m³, com alturas que ficam entre 1m e 1,80m – ficarão expostos até o dia 25 de dezembro, das 11h às 15h e 16h às 19h, de segunda a sábado, e das 9h às 11h e 15h às 19h, aos domingos.

A ação, de reinvenção das tradições e conscientização ambiental, envolveu desde crianças nas creches a jovens do ensino regular e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O desafio de todos eles era construir os presépios, utilizando pelo menos 50% dos materiais provenientes de resíduos tecnológicos como teclados, mouses, CPUs, telas, teclas, CDs e DVDs, entre outros. Ao todo, foi utilizada meia tonelada dos seguintes resíduos tecnológicos

Noite de sábado – Ontem (15), dezenas de pessoas foram celebrar o Ciclo Natalino no Recife Antigo. A partir das 19h, apresentaram-se o Balé Popular do Recife e o Pastoril Estrela Brilhante. A noite encerrou com uma grande celebração ao pastoril, num espetáculo que reuniu o passado, o presente e o futuro da tradição, representados pelos velhos Xaveco, Maroto, Lumbrigueta e Cafuné, ciceroneados pelo Véio Mangaba.

Antes das apresentações, a secretária de Cultura, Leda Alves, o secretário executivo, Eduardo Vasconcelos, e o presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha, entregaram placas comemorativas aos homenageados do ciclo: Dona Ivone Santos, que há 40 anos dirige o Pastoril Aurora da Redenção, e foi representada pela filha, e o Velho Mangaba, que, desde o início dos anos 1990, vem resgatando a verdadeira história do velho, principal personagem da brincadeira profana. “É muito importante quando um povo reconhece e prestigia sua cultura, em suas mais legítimas e caras tradições”, disse Leda Alves. “O pastoril está precisando dessa valorização. Quem recebe essa homenagem não sou eu, mas todos os velhos: Dengoso, Faceta, Barroso, Cebola...”, celebrou o ator Walmir Chagas, na pele do Véio Mangaba. 

“Achei ótima a programação. Gosto muito de pastoril. Meu cordão é encarnado. Sempre foi!”, declarou-se Maria das Dores Santos, 57 anos, moradora da Mustardinha.

“Faço questão de prestigiar as tradições populares com meus filhos”, disse a produtora cultural Simone França, que foi ao bairro com a família completa.

 

Confira a programação:

 

DIA 16/12

Local: Avenida Rio Branco

10h - Adriana B

16h - Romero Ferro

17h - Coral Passo de Anjo, Maestro Spok e Comunidade do Pilar

18h - Grupo Matéria Prima (Conservatório Pernambucano de Música)

19h - Pastoril Jardim da Alegria

19h40 - Grupo de Dança de Valdeck Farias

20h20 - Guerreiros do Sol Nascente

21h10 - Cia Pé-Nambuco de Dança