Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 17.01.23 - 11h44

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Concurso do Rei e da Rainha com deficiência do Carnaval do Recife 2023

Inscrições seguem até o próximo dia 20 de janeiro e as majestades eleitas receberão premiação de R$ 5 mil

Um Carnaval inclusivo que volta a realizar o Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval após um hiato de dois anos. As inscrições para quem deseja concorrer ao posto  já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de janeiro (sexta-feira). Podem se candidatar ao posto de Rei ou Rainha em 2023 pessoas com deficiência a exemplo de amputados, usuários de cadeira de rodas, usuários de muletas ou com mobilidade reduzida. 

As majestades receberão premiação de R$ 5 mil. As Inscrições podem ser realizadas pelo email: reirainhapcdrecife@gmail.com  e  esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (81) 3355.8645.

A regra prevê que poderão participar do concurso, candidatos e candidatas, a partir de 15 anos de idade, sendo os menores de idade representados pelos seus responsáveis legais.Em 2020, quando ocorreu a primeira edição do concurso, foram considerados candidatos com síndrome de Down.  

De acordo com o gerente da Pessoa com Deficiência, Paulo Fernando, o concurso pretende  valorizar as figuras populares do Carnaval, incluindo as pessoas com deficiência e trabalhar a conscientização e a sensibilização da sociedade em geral ."A ação pretende concretizar uma das premissas da  gestão, que é tornar o Carnaval do Recife cada vez mais inclusivo, por meio de ações que promovam o protagonismo da pessoa com deficiência", destaca Paulo Fernando. 

A escolha do Rei e da Rainha com Deficiência será realizada em uma única etapa,  no dia 27 de janeiro no Compaz Dom Hélder Câmara, às 14h.  Nesse dia, haverá uma comissão Julgadora, que será composta por representantes da Secretaria de  Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas e da Fundação de Cultura. Também haverá  representantes de  uma Agremiação Carnavalesca do Recife e de um segmento da pessoa com deficiência. Eles vão observar a alegria, simpatia, entusiasmo, carisma, ritmo, fantasia e adereços dos concorrentes.  Os candidatos eleitos farão apresentações em eventos carnavalescos ligados ao segmento da pessoa com deficiência agendados pela Coordenação do Concurso.