Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 17.01.24 - 17h31

Central do Carnaval será ampliada e irá reunir gastronomia, serviços e fomentar a economia criativa

img_alt

Turistas e foliões também contarão com 1.200 vagas de estacionamento no bairro do Recife, além de transfer gratuito saindo do edifício sede da gestão municipal até o foco da folia. Blitze turísticas percorrerão hotéis e passeios temáticos com tema carnavalesco serão oferecidos gratuitamente (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife comanda a Central do Carnaval. Área, que conta com as centrais Gastronômica, de Serviços e Economia Criativa. O espaço estará aberto ao público a partir do dia 7 de fevereiro (quarta da semana pré). Equipamentos essenciais para quem visita a capital, os Centros de Atendimento ao Turista já estão com as equipes preparadas para disponibilizar as orientações e informações turísticas diversas para todos os públicos. Também estão sendo ofertados roteiros com temas carnavalescos, intervenções com passistas e muito frevo. O Turismo movimenta as mais variadas cadeias produtivas, como as agências de turismo e viagens, meios de hospedagem, centros comerciais, transportes, entre outros.

Central do Carnaval - A Central do Carnaval é um ambiente onde estão reunidos diversos serviços úteis ao folião. Com serviços essenciais oferecidos ao cidadão no entorno da Praça do Arsenal, o espaço vai funcionar no período de 07 a 13 de fevereiro, na Rua do Observatório, no horário das 16h às 2h. 

Uma das novidades é a ampliação da Arena da Economia Criativa, que funcionará com 35 operações comerciais. O espaço irá reunir os artesãos locais, além de outros serviços. Na área da Arena de Economia Criativa também estarão ancorados os serviços da Secretaria Executiva de Política Sobre Drogas (Sepod) e a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento. 

Montada pela Prefeitura do Recife em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (ABRASEL-PE), a Arena Gastronômica vai contar com a operação de 13 restaurantes com menus variados. Além destes serviços, serão disponibilizadas uma central de informações ao folião, outra de Direitos Humanos e também um fraldário, com atendimento gratuito.

Na Central de Serviços, o folião vai encontrar à disposição farmácias, caixas eletrônicos 24h, lojas de customização, espaço Recentro, Procon Recife, a grife do Carnaval e muito mais. Também haverá espaço de achados e perdidos, assistência à saúde, espaço beleza, entre outros.

Estacionamentos e vans

Para oferecer ainda mais conforto ao cidadão e ao turista que vem aproveitar o Carnaval, a Prefeitura do Recife colocará à disposição do folião um serviço de estacionamento e vans. Ao todo, serão disponibilizadas 1.200 vagas de estacionamento nos edifícios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF). O folião contará, ainda, com o serviço de transfer do edifício-sede da Prefeitura do Recife até a Central do Carnaval, localizada na Rua do Observatório.

As vans que farão o transporte dos foliões sairão de 10 em 10 minutos, oferecendo o transporte das 16h às 2h. É importante lembrar que o estacionamento, no entanto, fica aberto até às 4h. É necessário ressaltar também que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, estarão sujeitos a reboque pela CTTU.

Os pontos de embarque/desembarque serão na frente da Prefeitura do Recife e na Central do Carnaval, próximo à Praça do Arsenal. Tanto no estacionamento da Prefeitura do Recife como também nos estacionamentos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF) haverá orientadores informando a melhor forma de chegar aos pontos de folia.

Blitze e Intervenções Turísticas 

Em mais uma edição, a Blitz do Carnaval, organizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, seguirá animando os foliões hospedados na rede hoteleira do Recife. As intervenções serão nos próprios hotéis e em locais estratégicos da cidade. As blitzes também acontecerão em ações do Projeto Olha Recife!.

Nos hotéis, a Blitz do Carnaval acontecerá nos cafés da manhã, saudando e convidando os turistas a vivenciarem o maior e melhor Carnaval de rua. É também uma oportunidade para divulgar a programação do Carnaval do Recife, além de outros pontos estratégicos da cidade, estimulando a permanência dos turistas na cidade, bem como a visitarem os atrativos da capital pernambucana. A programação acontecerá entre os dias 8 e 10 de fevereiro, das 6h30 às 10h30, em 30 hotéis das zonas Norte e Sul da capital.

Olha! Recife

No período que antecede o Carnaval a população conta também com a oferta de passeios turísticos gratuitos por meio do Olha! Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer da cidade. Os roteiros são gratuitos e guiados, e terão temas dedicados à festa de Momo. Para participar, é necessário garantir vaga pelo site www.olharecife.com.br, sempre nas sextas-feiras que antecedem os passeios.

Confira o cronograma

Centro de Atendimento ao Turista

Especializado em acolher e atender qualquer pessoa que queira orientação ou dicas sobre o que fazer e como aproveitar o maior e melhor Carnaval de rua do Brasil, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é um dos serviços disponibilizados durante os dias de festa. Haverá um CAT dentro da Central do Carnaval, na Rua do Observatório, prestando este serviço à população, nos dias 07 e 08 de fevereiro, das 16h às 0h, e entre os dias 09 a 13 de fevereiro, das 16h às 2h. Além disso, em todos os dias de folia, a população ainda contará com o CAT Ambiental, localizado no Segundo Jardim de Boa Viagem, das 10h às 18h. Também irão funcionar o CAT Criativo, no Pátio de São Pedro, e o CAT Pracinha de Boa Viagem, ambos das 10h às 18h.

Ocupação Hoteleira

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a expectativa para a ocupação hoteleira no Recife está acima de 93% durante o Carnaval (período de referência é de 09 a 13 de fevereiro). 

Pesquisa de Satisfação

A avaliação do Carnaval faz parte do planejamento da festa. O impacto da folia pode ser analisado sob diversos pontos - da cultura, da festa, do entretenimento, como também pelo turismo e o econômico, ao promover a indústria criativa e o turismo na cidade. Dessa forma, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife vai conduzir um estudo a fim de obter dados socioeconômicos da festividade, bem como o perfil do público visitante (turista e excursionista), objetivando nortear a atividade e seus investimentos.

A pesquisa de Carnaval é uma importante ferramenta de investigação e avaliação acerca da capacidade municipal de planejamento e gestão da festa, tendo em perspectiva a promoção do desenvolvimento da economia da capital pernambucana e do bem-estar do turista e excursionista que participam do evento. Além disso, contribuirá para o levantamento e geração de dados e indicadores necessários ao trabalho do Observatório de Turismo do Recife - projeto que tem por finalidade monitorar o desenvolvimento do turismo no município através de pesquisas, dados, números e elaboração de indicadores. O equipamento conta com o hotsite http://observatorioturismo.visit.recife.br, onde são disponibilizados conteúdos como: Indicadores - taxa de ocupação hoteleira, movimentação de passageiros, entre outros; Boletins - redes sociais, anuários, boletins mensais, trimestrais e semestrais, e muito mais.

 

Movimentação aeroportuária

Para atender à crescente demanda do período carnavalesco, as principais companhias aéreas, como Azul, Gol e Latam, incrementaram a oferta de voos para a capital pernambucana. Ao todo, são cerca de 100 novas ligações que colocam o Recife como destino. Segundo dados divulgados pelas companhias, os dias com maior pico de voos extras são 9 e 10 de fevereiro. 

A disponibilidade de voos adicionais com destino ao Recife promete dinamizar o cenário do Carnaval de 2024, atraindo um considerável número de turistas para a região. Colabora, ainda, o fato de o Aeroporto do Recife ser o mais movimentado não só do Nordeste, mas de todas as capitais brasileiras, excluindo a região Sudeste e Brasília, recebendo mais de 700 mil passageiros por mês. Segundo informações da Aena, o terminal é também o quarto mais conectado do país, com ligação para 39 destinos domésticos, além de cinco internacionais.

 
ASSUNTOS: