NOTÍCIAS

| 17.02.14 - 12h03

Frevo foi o tom do Projeto Praia sem Barreiras

Orquestra 100% Mulher animou os usuários do programa voltado para pessoas com deficiência, no último sábado (15), em Boa Viagem.

A Prefeitura do Recife (PCR) através da Secretaria-Executiva de Direitos Humanos realizou, na manhã do último sábado (15), o Folia Carnavalesca do Projeto Praia Sem Barreiras. O programa foi implantado na Praia de Boa Viagem em maio do ano passado e oferece banho de mar assistido a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No sábado, a programação contou com a presença da Orquestra 100% Mulher, proporcionando muito frevo aos usuários e demais frequentadores.

A gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Cacilda Medeiros, destacou a colaboração da Secretaria de Saúde, através da Academia da Cidade, que coordenou alongamento e atividades físicas com os banhistas no início da manhã. “Estamos incluindo o usuário do projeto nos festejos carnavalescos de forma segura, tranquila e acessível. Além de incentivá-los a usufruir do projeto cada vez mais”, pontuou.

A PCR conta ainda com a parceria da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), responsável por coordenar a equipe de alunos-monitores que prestam assistência no banho de mar aos cadeirantes. Vinte deles se revezam nos quatro dias por semana em que o projeto funciona (de quinta-feira a domingo, das 8h ao meio dia). Excepcionalmente neste sábado, por conta da maior demanda pela prévia carnavalesca, a equipe completa esteve presente.

A engenheira química Luciana Marques é frequentadora assídua do Praia sem Barreiras, tanto que já perdeu as contas de quantas vezes esteve lá. Ela aprovou a iniciativa da PCR e destacou a importância para as pessoas com deficiência. “É mais um motivo para nós com deficiência sairmos de casa, podermos ter uma vida social, curtir a praia e o carnaval, que são atrações populares muito importantes para a cidade”.